Folha de S.Paulo

Suspeito tinha apreço por nazismo, diz professor

- NELSON DE SÁ

DE SÃO PAULO

James Alex Fields Jr. dirigiu 865 km de Maumee, Ohio até Charlottes­ville, Virgínia, para participar de um protesto de supremacis­tas brancos onde atropelou um grupo de manifestan­tes antirracis­mo e matou uma mulher.

Segundo seu ex-professor Derek Weimer, o homem de 20 anos que até meses atrás vivia com a mãe e é descrito por conhecidos como “calado” já defendeu o nazismo.

Weimer, que lecionou história no ensino médio para Fields e o descreve como inteligent­e, afirma que o aluno escreveu um ensaio sobre militares nazistas na Segunda Guerra. “É óbvio que ele tinha fascínio pelo nazismo e por Adolf Hitler. Ele tinha visões de supremacia ariana. Ele acreditava nessas coisas.”

O professor diz que tentou afastar Fields de sua inclinação usando exemplos históricos e fatos. “Era algo crescendo dentro dele, e admito que falhei. Era um momento em que ele ainda podia aprender, e precisamos ficar atentos, pois essas são as ideias que estão rachando o país.”

Um vídeo mostra o carro de Fields, um Dodge Challenger 2010, acelerar em direção a uma pequena multidão, atingir corpos que voaram pelos ares, e voltar de ré para ferir mais pessoas.

Ao todo 19 pessoas foram levadas ao hospital.

Fotos que circularam de Fields após o acidente mostram que ele usava o uniforme extraofici­al do “Vanguard America”, grupo de extrema direita que se declara “a cara do fascismo nos EUA”: camisa polo branca, calça cáqui, óculos de sol e um escudo negro.

No sábado, porém, o grupo negou que tenha laço com Fields. “Os escudos e a camisa não denotam que ele seja membro. Os escudos foram entregues a todos os manifestan­tes presentes no dia.”

A mãe do suspeito, que foi preso em uma blitz logo após o atropelame­nto e responderá por homicídio doloso, afirmou à agência Associated Press que sabia que seu filho iria ao protesto, mas pensava que fosse algo ligado ao presidente Donald Trump, embora ela não considere o republican­o um supremacis­ta.

“Eu tento me manter longe das ideias pólíticas do meu filho”, disse Samantha Bloom a um jornal local.

 ?? Arquivo pessoal/Reuters ?? A vítima Heather Heyer, 32
Arquivo pessoal/Reuters A vítima Heather Heyer, 32
 ??  ?? O suspeito James Fields Jr.
O suspeito James Fields Jr.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil