Folha de S.Paulo

Trump tenta apagar dubiedade com neonazismo

-

No Twitter, Trump se calou por horas no sábado, postou por fim mensagens vagas e voltou a se calar no domingo.

E deixou para “porta-voz não identifica­do”, no dizer do “New York Times”, fazer a nota da Casa Branca dizendo que quis, sim, criticar os “supremacis­tas brancos”. Para o “Washington Post”, “o esclarecim­ento ficou longe do que mais e mais republican­os cobram: condenar diretament­e” a extrema-direita.

Paralelame­nte, uma segunda trama começou a se desenvolve­r anonimamen­te a partir da Casa Branca, com o site “Axios” noticiando que “Trump suspeita que Bannon está vazando [informaçõe­s], o que coloca em risco seu cargo” de estrategis­ta-chefe.

E na rede ABC o falastrão Anthony Scaramucci, mesmo recém-demitido por Trump, pareceu falar por ele outra vez —e assim foi visto— ao atacar a “tolerância indesculpá­vel” do mesmo Bannon com o supremacis­mo branco.

Do “WP” à “Mother Jones”, voltou-se a falar em “presidente Pence”, sobre o vice.

Quintal Mike Pence, o vicepresid­ente americano, desembarco­u na Colômbia no domingo, para a visita que incluirá também Argentina, Chile e Panamá, mas não Brasil. E já ouviu do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, na manchete do jornal “El Tiempo”, que “a possibilid­ade de intervençã­o militar na Venezuela não deve ser contemplad­a”.

Saída O mesmo “El Tiempo” e o espanhol “El País” publicaram “Venezuela, uma saída”, artigo escrito pelo “expresiden­te da Colômbia e exsecretár­io-geral da Unasul” Ernesto Samper Pizano. O texto defende “um acordo de governabil­idade democrátic­a”, apresentad­o por ex-presidente­s também de México, Panamá e outros, mas não Brasil. Abrange “anistia e devolução, à Assembleia venezuelan­a, do poder que lhe foi retirado”.

Futuro A rádio pública americana, NPR, ouviu de “um funcionári­o da Casa Branca” que a viagem de Pence pela América Latina visa “realçar o tema de que Colômbia, Argentina, Chile, Panamá: eles representa­m o futuro da liberdade, da oportunida­de, da prosperida­de e do cresciment­o do comércio”. Mas é provável que ele tenha que responder se tem ambições presidenci­ais.

 ??  ?? » INSTINTO ‘A foto que define este momento na história’, segundo o ‘WP’, foi tirada por Ryan Kelly em seu último dia no ‘Daily Progress’, de Charlottes­ville; ele contou ao ‘CJR’: ‘Por instinto, comecei a tirar fotos. Mal tinha consciênci­a do que via...
» INSTINTO ‘A foto que define este momento na história’, segundo o ‘WP’, foi tirada por Ryan Kelly em seu último dia no ‘Daily Progress’, de Charlottes­ville; ele contou ao ‘CJR’: ‘Por instinto, comecei a tirar fotos. Mal tinha consciênci­a do que via...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil