Folha de S.Paulo

De pijama a kit para unhas, Temer ganhou 185 presentes desde posse

‘Tralha’ do presidente é mais modesta que os 9.000 itens de Lula, que incluem objetos em ouro e camisetas de futebol

-

te da China, Xi Jinping, uma mala e duas esculturas do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e dois copos para saquê do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Quando viajou à China, em setembro de 2016, Temer recebeu do prefeito de Xangai, Yang Xiong, um pijama masculino, “tamanho XL”.

Nem todos estão identifica­dos. O presidente já recebeu oito presentes sem remetente, incluindo um facão e um chapéu de couro.

A Presidênci­a afirma que os presentes ficam armazenado­s no Palácios do Planalto e do Alvorada, sob cuidados técnicos. Ao término do mandato, se o objeto for considerad­o público, será integrado ao patrimônio da União.

Se for classifica­do como privado, integrará o Acervo Privado do Presidente, que será levado ao término de seu mandato.

Na lista de mimos mais singelos, encontra-se um kit para unhas dado pela Orquestra Criança Cidadã, projeto social do Recife.

E duas canetas esferográf­icas, supostamen­te fornecidas a Temer pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que afirma se lembrar apenas de ter dado ao peemedebis­ta uma bandeira do Brasil com a inscrição “educação é progresso” no lugar de “ordem e progresso”.

“Duas canetas esferográf­icas? Não me lembro. Vai ver que eu esqueci na mesa e eles acharam que era presente.”

 ?? JoãoMontan­aro ??
JoãoMontan­aro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil