Folha de S.Paulo

Já deveria pensar, mas não penso. Gosto de trabalhar nas tensões e contradiçõ­es. Penso

-

Para mim, a cultura deveria trabalhar mais no campo do fomento do que na realização. Não é distribuir dinheiro para que os artistas realizem seus projetos.Épequeno.Aleide incentivo precisa ser aprimo- O sr. está há 33 anos no cargo. Não pensa em se aposentar?

Receita em 2016, em R$ bilhões

Arrecadaçã­o indireta (via Receita Federal) 1,85 1,55

Mataria essas instituiçõ­es. Não dá para sobreviver só com a contribuiç­ão dos usuários. Lazer, saúde, cultura e educação são direitos essenciais que precisam ser mantidos.

É um modelo exemplar e admirado em todo o mundo. Há problemas, sim, seres humanos erram, até na Igreja. Mas, no meio de escândalos diários, é raríssimo algum deles atingir o sistema S. Não é uma caixa preta, como dizem.

O empresaria­do reunido propôs ao Estado esse sistema. Foi uma proposta voluntária, ainda no governo Vargas, com o Senai. Depois, com o Dutra, surgem Sesi, Senac e Sesc.

Os próprios empresário­s sugeriram que fosse uma contribuiç­ão compulsóri­a, de 1,5% da folha de pagamento dos setores de comércio e serviços, para o bem-estar do trabalhado­r. No resto do Brasil, porém, o Sesc não se tornou a grande referência cultural que é em São Paulo. É problema de gestão?

O mais relevante em muitos Estados ainda é o que o Sesc faz. Mas a mídia está muito concentrad­a aqui em São Paulo, não é de hoje, então só o que acontece aqui repercute.

E aqui a arrecadaçã­o é maior, é normal que façamos mais. Mas nos antigos território­s, Amapá, Rondônia, os únicos teatros à época eram osdoSesc. Por que a construção da unidade na 24 de Maio demorou tanto? Foi anunciada em 2002.

A aprovação da obra do prédio foi complicada e lenta. Tiramos a cúpula, construímo­s as lajes, que chamamos de praças superposta­s.

Tem as exigências de qualquer construção no centro de São Paulo. Há muitos cuidados, de bombeiros à prefeitura paulistana, que são aprimorado­s, mas são mais lentos do que deveriam.

A decisão de colocar a pis-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil