Folha de S.Paulo

‘Vivemos sonho com Obama’, diz autor de Havana

-

Vida”, de 2002, que intercala uma história ficcional e uma investigaç­ão biográfica para recordar a obra de José María Heredia (1804-1839), um dos mais importante­s autores do romantismo em Cuba.

Esse livro será lançado no Brasil em 2018.

“Não sou o escritor mais talentoso da minha geração, mas segurament­e o que mais trabalha”, diz Padura. “Tenho viajado muito, mas, quando estou em Cuba, trabalho todos os dias, inclusive nos finais de semana.”

Nada mal para quem, na juventude, não imaginava se tornar um escritor. O que Padura queria mesmo era ser jogador de beisebol, o esporte mais popular de Cuba.

DE SÃO PAULO

Em junho deste ano, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou revisão do acordo de reaproxima­ção entre Washington e Havana, fechado por seu antecessor, Barack Obama, em 2014.

Trump proibiu algumas transações comerciais e impôs restrições para viagens de americanos a Cuba.

“Vivemos um sonho com Obama, mas voltamos à realidade anterior”, diz o cubano Leonardo Padura.

“Com Trump, tudo é imprevisív­el, o que nos leva a pensar o pior [sobre o futuro da relação entre os dois países]”, afirma o autor.

Padura, que se considera um “homem de esquerda”, não costuma fazer críticas contundent­es ao governo do ditador Raúl Castro. Tampouco pretende abandonar Cuba, como fizeram muitos escritores do seu país.

Por outro lado, ele tem enfatizado a necessidad­e de mudanças econômicas na ilha e diz sonhar com um país que seja o mais democrátic­o possível. (NH)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil