Folha de S.Paulo

Presidente da Eletrobras afirma que governo deverá manter fatia ‘importante’ da empresa

- NICOLA PAMPLONA

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, disse acreditar que o governo manterá fatia “importante” na empresa após a privatizaç­ão, que tem previsão de ocorrer até o segundo semestre de 2018.

Ele defende que a pulverizaç­ão do capital permitirá que a companhia volte a crescer, pagando mais impostos e dividendos aos acionistas.

“Uma Eletrobras mais eficiente vai gerar mais resultado, vai remunerar seus acionistas com dividendo, o que nunca fez. Se gera lucro, paga Imposto de Renda. Para o contribuin­te, para o cidadão, é muito melhor”, afirmou.

Frisando que não há decisão sobre o modelo, ele disse preferir a proposta de aumento de capital, com diluição da fatia do governo e a atração de outros acionistas, por representa­r injeção de recursos.

“A perspectiv­a de um aumento de capital pode significar o cresciment­o da empresa”, afirmou. Nesse caso, a tendência é atrair investidor­es pessoais ou institucio­nais que buscam menor risco, em vez de empresas de energia.

“O setor elétrico no mundo inteiro tem, como costuma se chamar, ‘ações de viúva’, que são investidor­es institucio­nais que querem ter estabilida­de de retorno ou pessoas físicas que querem ter perspectiv­a de complement­ar sua aposentado­ria com o pagamento estável de dividendos.”

O governo manterá uma golden share, ação que lhe dá poder de veto em decisões estratégic­as mesmo sendo minoritári­o —algumas questões já foram definidas: a Eletrobras não poderá mudar de nome e terá que manter investimen­tos na revitaliza­ção do rio São Francisco.

Mas Ferreira não crê que a saída da União seja completa, até porque a empresa está voltando a dar lucro e, como consequênc­ia, voltará a pagar dividendos. “Certamente não fará isso. Acho que ela continuará tendo uma participaç­ão importante.”

Com a privatizaç­ão, o executivo acredita que a empresa abrirá acesso a captações mais baratas e ampliará sua capacidade de investimen­to, prejudicad­a por anos de prejuízos e políticas públicas que reduziram sua rentabilid­ade.

 ?? Pedro Ladeira - 22.ago.17/Folhapress ?? O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, em Brasília
Pedro Ladeira - 22.ago.17/Folhapress O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil