Folha de S.Paulo

TRASH 80’s

Equipe crescida nos anos 1980 imprime recordaçõe­s e traz verossimil­hança ao longa ‘Bingo - O Rei das Manhãs’

- IVAN FINOTTI

Vinte anos depois dos anos 1980, um grupo de amigos que cresceu naquela década se uniu para fazer as festas chamadas Trash 80’s. Tocando Xuxa, Michael Jackson e Menudo, os eventos se tornaram um enorme sucesso nas noites paulistana­s dos anos 2000.

Mas foi preciso que transcorre­sse mais uma década para que a molecada daquela geração tivesse acesso a dinheiro, experiênci­a e oportunida­de para produzir uma obra capaz de reconstrui­r aqueles anos perdidos com as minúcias de quem os viveu.

“Bingo - O Rei das Manhãs” é o primeiro longa dirigido por Daniel Rezende, 42. Ele foi ao “Bozo” (SBT) quando criança. “Meu sonho era ir a todos os programas de televisão que existiam”, conta. “Eu era muito vidrado em TV. Mas não lembro muito da experiênci­a de ter ido no Bozo. Certamente eu não apareci na tela.”

Seja como for, a infância nos anos 1980 norteou a vontade de Rezende (nascido em 1975) ao dirigir “Bingo”. O estopim foi a leitura de uma reportagem com a história de Arlindo Barreto, um dos vários atores a viverem o Bozo no SBT, em que ele contava ter usado cocaína na época em que era palhaço na TV.

Foi a deixa para colocar na tela as fitas Basf (“eu gravava muitas fitas K-7”), o Aquaplay (“nosso joguinho de iPad”), o Mappin (“meu pai me levou lá várias vezes”) e,é claro, as canções (veja abaixo).

A grande preocupaçã­o, conta Rezende, era não exagerar. “Seria muito fácil errar. Tínhamos de deixar os cabelos, as roupas, os objetos, tudo em segundo plano.”

O diretor de arte Cassio Amarante, 50, exprime o conceito de outra forma: “Quando você está nos anos 1980, você também usa roupas dos 1970. Não pode ser tudo novinho ou não parece honesto”.

Muita coisa nem precisou parecer honesto, já que era mesmo. Por exemplo: Amarante encontrou um lote de fitas Basf novas em uma loja na rua Sete de Abril. Ou: os estúdios das emissoras foram montados na TV Cultura, onde o diretor de arte conseguiu trabalhar com câmeras de televisão dos anos 1980 ainda em funcioname­nto.

“Para as externas, escolhemos um quadriláte­ro muito especial, que mantém caracterís­ticas mais antigas: a região da avenida São Luís, galeria Metrópole, edifício Itália, avenida Ipiranga, bar Estadão, o Theatro Municipal, a praça da República.”

Para completar, nada melhor que um produtor também vindo diretament­e dos anos 1980. Caio Gullane, 44, ainda por cima, começou a carreira como palhaço: “Fiz uma pontinha como um dos atores que tentam a vaga do Bingo”, conta ele, que animava eventos de nariz vermelho quando tinha 18 ou 19 anos.

O produtor destaca a participaç­ão de Domingos Montagner (1962-2016) na pele de um palhaço que orienta Bingo em seus primeiros passos.

Morto há cerca de um ano no rio São Francisco, no intervalo de gravação de novela, Montagner também havia começado como palhaço. As filmagens foram no segundo semestre de 2015. “Será sua última estreia”, diz Gullane.

O filme “Bingo” foi dedicado ao ator.

As melhores do filme FIAT 147 AZUL

O protagonis­ta tem um desses, produzido aqui entre 1976 e 1986

AQUAPLAY

Ainda em produção pela Estrela nas versões futebol, basquete e, agora, princesas Disney, por R$ 89,99

OPALA SS COR DE LARANJA

Produzido entre 1970 e 1980, o modelo esportivo que Bingo dirige possui motor 4.1

MAPPIN

Uma panorâmica filmada por um drone revela a frente da loja da praça Ramos, fechada em 1999 e, no filme, reconstruí­da digitalmen­te

ECHO & THE BUNNYMEN

Banda-chave do período, tem ‘Bring on the Dancing Horses’ tocada no filme

 ?? Fotos Divulgação ?? À esq., a atriz Emanuelle Araújo como Gretchen na cena em que o protagonis­ta conhece a cantora em uma boate no filme ‘Bingo ’; a dir., Gretchen em programa de TV nos anos 1980
Fotos Divulgação À esq., a atriz Emanuelle Araújo como Gretchen na cena em que o protagonis­ta conhece a cantora em uma boate no filme ‘Bingo ’; a dir., Gretchen em programa de TV nos anos 1980
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil