Folha de S.Paulo

Acidentes nos Alpes deixam oito mortos

No episódio mais grave do fim de semana, cinco montanhist­as morreram após caírem em área remota na Áustria

-

Na Itália, um grupo de nove pessoas caiu em uma fenda enquanto escalava um monte; três delas morreram

Pelo menos oito alpinistas morreram em três acidentes diferentes registrado­s neste final de semana nos Alpes austríacos e italianos.

A Cruz Vermelha austríaca afirmou que cinco montanhist­as morreram neste domingo (27) no Monte Gabler, leste de Innsbruck, e que um sexto alpinista ficou gravemente ferido, de acordo com a agência austríaca APA.

O grupo de seis homens, de Altötting, no Estado alemão da Baviera, caiu em uma área remota na montanha a uma altitude de cerca de 2.000 metros. O sobreviven­te foi levado de helicópter­o para um hospital em Salzburgo e sua condição de saúde é considerad­a estável, segundo a emissora pública ORF.

Aparenteme­nte, um membro do grupo escorregou e caiu em uma geleira, arrastando os demais com ele, afirmou o líder da equipe de resgate, Martin Reichholf.

O grupo caiu de uma altura de 200 metros em uma área coberta de gelo e destroços.

A agência de notícias alemã DPA afirmou que os alpinistas tinham 34, 56, 65, 69 e 70 anos. O sobreviven­te tem 75 anos. A identidade deles não foi revelada, em cumpriment­o à lei de privacidad­e em vigor na Alemanha.

Em outro episódio, três montanhist­as italianos morreram neste final de semana, sendo dois deles neste domingo, após caírem em uma fenda nos Alpes italianos.

A agência italiana de notícias Ansa afirmou que uma das vítimas chegou a ser resgatada em condições graves, mas acabou morrendo.

O acidente envolveu um grupo de nove montanhist­as amarrados juntos enquanto escalavam uma montanha no parque Adamello Brenta, perto de Trento, norte da Itália.

Todos os alpinistas, incluindo dois adolescent­es de 13 anos, ficaram feridos, afirmou a Ansa.

Há informaçõe­s de que o grupo seria formado por duas famílias que morariam no norte da Itália. Ainda não se sabe a causa da queda, de acordo com a Ansa.

Outro montanhist­a italiano morreu neste sábado (26) depois de ser atingido por pedras na área de Valtellina, nos Alpes, perto da fronteira com a Suíça.

 ??  ??
 ?? Franz Brinek/Associated Press ?? Equipe de resgate espera pouso de helicópter­o na Áustria
Franz Brinek/Associated Press Equipe de resgate espera pouso de helicópter­o na Áustria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil