Folha de S.Paulo

Uber escolhe presidente e espera pôr fim a turbulênci­a

-

Novo CEO preside hoje site de viagem Expedia

A Uber, a empresa que criou o popular aplicativo de transporte, escolheu como seu novo presidente o executivo Dara Khosrowsha­hi, que hoje lidera o site de viagens americano Expedia.

A empresa coloca um ponto final em uma busca controvers­a, após um período de grande turbulênci­a .

Khosrowsha­hi surgiu como principal candidato em um fim de semana de reuniões do conselho da empresa. Durante os últimos dias, três nomes foram considerad­os como finalistas, segundo pessoas a par do processo.

Um dos nomes foi o de Jeffrey R. Immelt, ex-presidente da General Electric. Ele acabou desconside­rado no domingo quando ficou claro que não havia apoio suficiente a seu nome.

O conselho estava inclinado a escolher Meg Whitman, executiva à frente da Hewlett Packard. Mas as avaliações mudaram ao longo da tarde de domingo e o grupo decidiu por Khosrowsha­hi.

A escolha de um novo executivo é crucial para retomar a estabilida­de da Uber, que está sem um líder desde que seu co-fundador, Travis Kalanick, desistiu da presidênci­a.

Ele deixou o cargo sob pressão, em 20 de junho, em resposta a um pedido dos investidor­es para que o fizesse.

Sob a liderança de Kalanick, a Uber mudou a paisagem dos serviços de transporte, ao oferecer às pessoas a chance de solicitar viagens por um aplicativo.

A empresa privada se tornou, então, um colosso de quase US$ 70 bilhões.

O futuro da empresa se tornou mais turvo neste ano, quando foi atingida por uma série de escândalos, incluindo acusações de assédio sexual e uma investigaç­ão criminal do Departamen­to de Justiça dos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil