Folha de S.Paulo

Crítico especialis­ta em curta-metragens

- PIERELLA DALLE MOLLE - Nesta segunda (28) às 12h45, Igreja CID NADER (1958-2017) ANTONIO MAMMI Nossa Senhora do Brasil, pça. N. Sra. do Brasil, 1, Jardim América ZENITH LA PASTINA - FERNANDO CESAR NOVAES GALHANO - SERVIÇO

Cid gostava de caminhar, não importavam os obstáculos: se eram as ladeiras íngremes de Ouro Preto (MG), o sol de Anápolis (GO) ou o frio de Bagé (RS), na hora de ir do hotel para a sala de cinema o crítico sempre dispensava a van oferecida pelos festivais que organizava ou participav­a como jurado.

Era assim que apreendia as caracterís­ticas dos lugares que visitava. Pelo olhar diferencia­do, seja para para captar o entorno ou a qualidade de filmes, era considerad­o por muitos colegas Nesta quarta como o maior crítico de curta-metragens do país.

Jornalista, se intitulava como um crítico tardio —foi já maduro que começou com suas resenhas, no site Cinequanon. Também foi sócio fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Filho de imigrantes libaneses, Cid cresceu no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Tinha uma relação estreita com a mãe, professora, que lhe ensinou a culinária árabe. Tornou-se um cozinheiro amador de repertório que ia da comida japonesa à italiana.

Além das qualidades pessoais de Cid (e de sua receita (30) às 9h, Paróquia São José do Jardim Europa, r. Dinamarca, 32, Jardim Europa de esfirra de frango), o irmão José Maria lembra da devoção ao Corinthian­s —o dia do fim da fila, em 1977, é o primeiro que vem à memória. “E não era só Corinthian­s. Era um comentaris­ta completo de esportes. Falava com propriedad­e até de vôlei.”

Gostava de dias frios e chuvosos OUTRAS MISSAS Nesta sexta (1º) às 18h, —como se sua alma estivesse sendo lavada, diz o irmão. E numa quarta-feira dessas que se foi, vitimado por um aneurisma.

Morreu no dia 16, aos 59. Deixa a companheir­a Marjorie, irmãos, sobrinhos e a cachorra Priscila. coluna.obituario@grupofolha.com.br Igreja Imaculado Coração de Maria (capela da PUC), r. Monte Alegre, 948 VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/ Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000 Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h. AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil