Folha de S.Paulo

É uma quantia relativame­nte pequena. Foram R$ 2,77 bilhões ao longo de quanto

-

É audacioso, mas precisamos disso. Se falarmos em expandir a área florestal, vamos também olhar os países que quase não têm área florestal.

Quatro países concentram 50% das florestas do mundo: Brasil, Canadá, Rússia e Estados Unidos. E mesmo assim nós estamos na berlinda o tempo todo.

Um país riquíssimo da Europa disse: é impossível, nós não temos área. Mas a meta é global. E cada país dirá como contribuir. E eu respondi: vocês têm recursos financeiro­s que podem bancar aumento de florestas em outras áreas.

E é para colocar dinheiro de verdade, não é essa porcariazi­nha de ajuda para desenvol- Como o sr. avalia a decisão da Noruega em retirar apoio financeiro do Fundo Amazônia?

Você tem que promover. Na década de 1960, o Brasil criou o famoso Fiset [Fundo de Investimen­to Setorial]. Milhões de hectares de plantações de floresta no Brasil foram formados com esse fundo, que era um fundo de renúncia fiscal.

Grandes bancos, montadoras, em vez de pagar imposto, recolhiam para o Fiset. Foi assim que o Brasil fez suas plantações.

Por que não criaram um fundo semelhante para o manejo florestal sustentáve­l? Tem que ter um incentivo do Estado aí. Só intervençõ­es policiais não resolvem.

Sem isso, a própria comunidade se organiza para atacar gente do Ibama. Você já viu isso. A comunidade se identifica mais com quem tem atividade ilegal do que com o Estado. Porque não há incentivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil