Folha de S.Paulo

Ligação de térmicas a óleo provoca falta de combustíve­l para navios

- ENERGIA

DO RIO - A Petrobras afirmou nesta quarta-feira (30) que um “inesperado aumento” na geração térmica teve impacto na oferta de combustíve­l marítimo no país. A situação vem gerando transtorno­s para empresas de navegação de cabotagem, que dependem do combustíve­l fornecido pela estatal.

Segundo a Abac (Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem), há dificuldad­es para encontrar o combustíve­l em portos no país desde o início do mês, o que vem gerando filas de abastecime­nto.

A Abac diz que a situação piorou nos últimos dias. Se persistir, o cenário pode afetar o transporte de cargas no país e as exportaçõe­s.

Em nota, a Petrobras afirma que trabalha para regulariza­r o fornecimen­to “ao longo de setembro”.

Conhecido como IFO (sigla em inglês para óleo combustíve­l intermediá­rio), o combustíve­l para navios é uma mistura de dois derivados de petróleo: óleo combustíve­l e óleo diesel.

O problema está relacionad­o à oferta do primeiro, considerad­o um derivado com menor valor de venda e, por isso, preterido pelas petroleira­s na gestão dos parques de refino.

Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombust­íveis), a produção nacional de óleo combustíve­l caiu 20% em 2016, atingindo o pior nível desde, pelo menos, 2000.

Nos primeiros sete meses de 2017, registra alta de 2% com relação ao ano anterior.

Nas últimas semanas, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou a ligação de térmicas a óleo para ajudar a preservar água nos reservatór­ios das hidrelétri­cas —mais importante matriz energética do país— no período seco nas principais bacias hidrográfi­cas do país.

Nesta quarta (30), porém, de acordo com o ONS, não havia mais usinas desse tipo em operação no país, e a expectativ­a para setembro é que também não haja necessidad­e de ligar as térmicas a óleo. Preço da gasolina nas refinarias da Petrobras fechará agosto em alta de 3,9% folha.com/no1914458

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil