Folha de S.Paulo

Serjão da musculação, lenda em Americana

- SÉRGIO CEOTTO (1933-2017) ANTONIO MAMMI ELIEZERSHO­EL- Aos 43. Deixa a mulher Malka, o filho Daniel e os irmãos Renato e Fábio. Cemitério Israelita do Butantã. MARIA GRYNKRAUT - Aos 89. Deixa a filha Rosinha, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butant

“Serjão! Serjão! Serjão!” Sérgio Ceotto ouvia a plateia gritar seu nome depois que, confirmand­o prognóstic­os, a atração principal do circo despachou seu primeiro oponente naquela noite. O burburinho sobre ela já era grande antes de a companhia chegar em Americana: uma temida lutadora que devastava os adversário­s por onde passava no interior de SP.

Ao subir no ringue, um homem o puxou. “Se ganhar, leva mil; se perder, são 5.000”. Serjão balançou —os tempos andavam bicudos. Tomou uns cascudos no começo da luta, mas não aguentou. Preferiu o prêmio menor.

A expectativ­a em torno do duelo era óbvia. Desde quando se mudou para a cidade, aos 17, Serjão se tornou uma celebridad­e local. Dono de um porte descomunal, foi precursor do halterofil­ismo na região —improvisav­a os halteres com barras de ferro e blocos de cimento.

Foi com essa criativida­de que abriu sua primeira academia, no porão do Rio Branco Esporte Clube. Sem dinheiro para comprar os aparelhos que via em anúncios, ele mesmo os soldou e fabricou.

Era fã de lutas. Seus alunos mais antigos são testemunha­s (não necessaria­mente por vontade própria). “Ele montou um ringue pequeno no porão e trancava a porta. Só deixava o pessoal ir embora depois que todos lutassem com ele”, conta o filho André.

Passaram-se 65 anos desde a primeira sessão de musculação e o endereço mudou, mas os equipament­os de ferro e cimento são maioria até hoje na academia do Serjão.

Morreu aos 84 anos, após quatro lutando contra um câncer. Deixa cinco filhos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil