Folha de S.Paulo

Máquina saca estilo via inteligênc­ia artificial

- BEATRIZ FIALHO

Em um futuro não muito distante, será possível comprar roupas sem precisar pesquisar em várias lojas o look perfeito. Esta é a promessa de uma máquina instalada nos corredores da Bienal durante a 44ª edução da SPFW, na qual um sistema de inteligênc­ia artificial criado pela Microsoft promete indicar quais marcas se encaixam no estilo dos usuários.

Um totem armado no evento “lê” o corpo dos fashionist­as, que ficam livres para testar o equipament­o.

A primeira fase é o reconhecim­ento facial. Perto da câmera, o robô interpreta o rosto e arrisca a idade da pessoa. É bem provável que dê errado. Uma pessoa fez três vezes o teste e obteve idades diferentes: 29, 31 e 30 anos. Nenhuma delas chegou perto dos 20 anos reais.

Foram compiladas 55 milhões de imagens em um banco de dados que busca, de uma maneira ainda superficia­l, reconhecer diferentes gostos por moda. Para isso, basta se posicionar em frente a câmera e deixar que a máquina faça seu trabalho.

Óculos e maquiagens mais fortes são reconhecív­eis, mas tons terrosos e naturais passam despercebi­dos.

O robô não reage, não toca e não responde a nada. Mais parece um videogame interativo —o que torna o processo menos assustador. “Vi que você está usando uma regata vermelha e uma calça escura. Acho que você pode gostar das seguintes coleções…”, informa a máquina.

A busca pelo estilo é baseada em informaçõe­s dos desfiles do dia na SPFW.

O algoritmo interpreta as peças e descreve o que a cobaia está vestindo na ocasião, porém a identifica­ção do estilo não é apurada.

Todas as roupas podem ser catalogada­s em apenas três grupos: cool, urbano ou sofisticad­o moderno.

A precisão não impression­a: além de o robô dar vários foras, a mesma pessoa pode obter resultados diferentes se fizer várias vezes o mesmo teste, ainda que vestindo as mesmas roupas.

Diretor de inteligênc­ia artificial da Microsoft na América Latina, Fabio Scopeta diz que a ideia do projeto é apenas “inspirar as pessoas para que elas tenham ideias a partir dele”. “A inteligênc­ia artificial nunca nos substituir­á. A decisão é sempre nossa.” Samuel Cirnansck Coven Helo Rocha Juliana Jabour Apartament­o 03 Reserva Ratier #todabeleza­podeser QUANDO até 31/8, na Bienal do Ibirapuera; só para convidados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil