Folha de S.Paulo

A PRÓXIMA ONDA CARIBENHA

Com vulcões ativos, floresta preservada e praias boas para o surfe, país quer entrar na lista dos destinos favoritos na região, como a Costa Rica

- FELIPE MORTARA

FOLHA, (MG). Erguida em 1751, a catedral de Nossa Senhora da Assunção é bonita, mas a melhor vista do lugar você terá no campanário da igreja de La Merced. Pelas ruas, músicos tocam algo parecido com moda de viola e sanfona, com uma delicadeza que remete mais ao rural do que à salsa caribenha dançante.

O centrinho de Granada guarda os ares de uma cidade de interior —o lugar tem 120 mil habitantes. Um bom programa é sentar num dos quatro quiosques da praça central e comer um “vigorón” —prato com torresmo, mandioca e salada de repolho sobre folha de bananeira.

Na calle Calzada fica o epicentro turístico de Granada, com opções hoteleiras e gastronômi­cas fartas.

Passando pela igreja de Guadalupe, dá para descer até as margens do lago Nicarágua (também chamado de Cocibolca) e passear de voadeira pelas “isletas”, um conjunto de 365 ilhotas formado há milhares de anos após sucessivas erupções do vulcão Mombacho. Cobertas por vegetação e sem praias, as ilhas são ocupadas por casarões em meio a palmeiras imensas, árvores-da-chuva e sumaúmas.

Em alguns pontos do caminho, macacos-aranhas comilões se aproximam dos barcos em busca de alimento e de um contato com os turistas, cada vez mais comuns.

 ??  ?? Ilhotas de Granada, localizada­s no lago Nicarágua, ao sul do país
Ilhotas de Granada, localizada­s no lago Nicarágua, ao sul do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil