Folha de S.Paulo

Surfistas dividem espaço com resort de luxo no Pacífico

- COLABORAÇíO PARA A NA NICARÁGUA

FOLHA,

Os ingleses descobrira­m as belezas da costa da Nicarágua ainda no século 17. Destinos de descanso e mergulho, Corn Island e Little Corn Island falam a língua da rainha britânica até hoje e são os favoritos entre aqueles que buscam a beleza mais clichê do Caribe: praias com areia branquinha e águas claras.

Mas é no Pacífico que a Nicarágua revela seu maior potencial —e os surfistas já descobrira­m isso há tempos.

Com algumas das melhores ondas das Américas para o surfe, como em Popoyo, Colorado e playa Hermosa, a região de Rivas, no sul da Nicarágua, é a mais buscada pelos praticante­s do esporte.

Por lá, há dezenas de pequenos vilarejos com hospedagen­s decentes e preços em conta, como a vila de playa Gigante, de onde partem passeios para várias praias do lugar, como La Redonda e Amarillo, boas tanto para surfar quanto para descansar. Perto dali, San Juan del Sur parece um Guarujá (SP) do passado: é uma cidadezinh­a de pescadores com boas opções culinárias. RESORTS Não é só o mochileiro que tem espaço no litoral nicaraguen­se. É impossível não associar o desenvolvi­mento do turismo no país com a inauguraçã­o do Mukul Resort (mukulresor­t.com), em 2014.

A iniciativa do empresário do ramo de rum Carlos Pellas é uma espécie de segredo da chamada Costa Esmeralda, já que não é indicado por placas na estrada que sai de Manágua (capital do país).

Celebridad­es como os atores americanos Morgan Freeman e Scarlett Johanson e a apresentad­ora de TV brasileira Patrícia Poeta já visitaram o lugar, que fica em meio à uma mata preservada repleta de animais.

As acomodaçõe­s —a partir de US$ 360 a diária por pessoa ou R$ 1.140—, em vilas reservadas em meio à floresta nativa, contam com uma praia particular, Manzanillo, que tem ondas perfeitas para aprender ou praticar surfe.

Um spa recebe os hóspedes com tratamento­s exclusivos. Por fim, os visitantes podem optar entre dois restaurant­es, um deles autoral, onde o chef Cyrill Cheminot prepara alta gastronomi­a com ingredient­es locais e internacio­nais.

O hóspede também pode agendar um tour de pesca pela região e trazer um atum pescado por ele mesmo para ser preparado no jantar. A conclusão é que existe uma Nicarágua para cada estilo de viajante. (FM)

 ??  ?? Uma das ilhotas de Granada
Uma das ilhotas de Granada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil