Folha de S.Paulo

Delação de Funaro é fruto de perseguiçã­o, diz Planalto

Temer decidiu voltar antes da China para preparar defesa de nova denúncia

-

Governo afirmou em nota que acusações de delator, ainda sigilosas, são inconsiste­ntes e incoerente­s

da Justiça, não poderia ele mentir para ter sua pena reduzida? Isso seria, diante de sua ficha corrida, até um crime menor”, completa o texto.

A delação de Funaro está sob sigilo e deve ser homologada nos próximos dias pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Em seus depoimento­s, o doleiro afirma que recebeu R$ 400 mil da JBS, do empresário Joesley Batista, para se manter em silêncio, mas ainda não está claro se Funaro atribui a ordem do pagamento a Temer, ou implica o presidente em qualquer outro crime.

Antes de fechar o acordo com os investigad­ores, Funaro havia dito à Polícia Federal no mês passado que os pagamentos foram feitos para quitar uma dívida antiga com a JBS, visto que intermedio­u negócios da empresa.

A nota da Presidênci­a critica ainda os termos do acordo de delação dos irmãos Batista, diz que eles mentiram e omitiram dados –Joesley entregou nesta semana novos documentos— e que, mesmo assim, continuam “tendo o perdão eterno no procurador-geral”.

“Prêmio igual ou semelhante será dado a um criminoso ainda mais notório e perigoso como Lúcio Funaro?”, questiona a Presidênci­a. Temer, que nega qualquer ilegalidad­e, diz, via assessoria, que “se resguarda o direito de não tratar de ficções”. (MARINA DIAS)

 ??  ??
 ?? Beto Barata/PR ?? Troca de presentes entre Temer e o presidente da China
Beto Barata/PR Troca de presentes entre Temer e o presidente da China
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil