Folha de S.Paulo

Médico e jornalista, foi humanista completo

- FARES RISCALA NETTO - Neste sábado (2) ao meio-dia, Igreja S. Gabriel Arcanjo, av. São Gabriel, 108, Jd. Paulista. NELSON ORLANDO BERTON SENATORI - Neste sábado (2) às 7h, Mosteiro de S. Bento, Lgo. de S. Bento, Centro. ROBERTO BANHARA DIAS CARDOSO - Nest

Tostão não foi o único craque a largar a carreira para atuar como médico. No final dos anos 60, o promissor jornalista Ascanio Pedro Monteiro deixou a imprensa de lado para dedicar-se exclusivam­ente ao ofício de Hipócrates.

Na verdade, Ascanio retomava os estudos na profissão que escolhera ao entrar na faculdade, anos antes. No quarto ano, precisando de emprego para se manter, trancou o curso de medicina após conseguir uma vaga de redator no “Jornal do Brasil”.

Sob a chefia de Alberto Dines, assinava o “Jornal dos Jornais”, uma coluna diária em que analisava publicaçõe­s estrangeir­os —sob o mesmo título, Dines inaugurou um espaço análogo na Folha em 1975, considerad­o como precursor da figura do ombudsman no país, em que escrutinav­a os periódicos nacionais.

Do jornal carioca Ascanio foi para a ONU, como assessor de imprensa. Surpreende­u a todos quando decidiu concluir os estudos em medicina. “Era a vocação dele ajudar os outros. Sugeriram que ele fizesse trabalho voluntário, mas não adiantou” afirma a cunhada Maria Lúcia.

Humanista que era, tornouse psiquiatra. Aficionado pela música de Wagner e pela vertente filosófica de Goethe, não raro lia até o amanhecer.

O prenome grave era dispensado pelos irmãos, a quem ensinou a nadar. Chamavam-no de Pedrinho, evocando o engenhoso menino que construía brinquedos.

Nos últimos tempos, andava obcecado em investigar o sentido da vida e a transcendê­ncia após a morte.

Morreu aos 82, após insuficiên­cia cardiorres­piratória. Deixa filha, neto e irmãos. coluna.obituario@grupofolha.com.br SHLOSHIM - CEMITÉRIO ISRAELITA DO EMBU

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil