Folha de S.Paulo

Só 6% dos cursos avaliados têm desempenho máximo no Enade

Prova de 2016 teve 27% de estudantes com notas abaixo da média

- ANGELA BOLDRINI

Apenas 6% dos cursos avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2016 obtiveram nota máxima. O exame, que mede o desempenho de estudantes que estão concluindo a graduação, avaliou as áreas de saúde, segurança, ambiente e ciências agrárias. Participar­am do exame 195 mil estudantes, de 997 instituiçõ­es.

Os cursos são avaliados com notas de um a cinco —e medem apenas o desempenho dos estudantes, sendo usadas para a composição de outros indicadore­s, que, por sua vez, podem ser utilizados como medição da qualidade do curso pelo ministério.

Em 2015, mais de 10% dos cursos superiores avaliados tiveram notas insatisfat­órias.

No ano passado, foram avaliados os cursos de medicina, biomedicin­a, agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterap­ia, fonoaudiol­ogia, medicina veterinári­a, nutrição, odontologi­a, serviço social, medicina veterinári­a, zootecnia e cursos técnicos de estética e cosmetolog­ia, agronegóci­o, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Destes, 40% ficaram com conceito mediano (ou três), e 27% com conceitos abaixo da média (um e dois). Além disso, 25% dos estudantes avaliados tiveram desempenho superior à média, com nota quatro, e apenas 6% obtiveram o maior conceito.

Segundo a diretora de avaliação da educação superior do Inep, Mariângela Abrão, porém, os dados não permitem dizer que as instituiçõ­es com notas abaixo da média são ruins. “Isso é uma avaliação comparativ­a. Significa que entre os cursos avaliados, os estudantes tiveram desempenho pior do que as outras.”

 ?? Cristiano Estrela/Agência RBS/Folhapress ?? Marca de tiro no centro administra­tivo de SC, nesta sexta VIOLÊNCIA
Cristiano Estrela/Agência RBS/Folhapress Marca de tiro no centro administra­tivo de SC, nesta sexta VIOLÊNCIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil