Folha de S.Paulo

Financiame­nto de veículos terá queda de juros maior que Selic, afirma setor

-

A taxa de juros para financiame­nto de veículos deverá cair em ritmo maior que a Selic até o fim deste ano, afirma Luiz Montenegro, presidente do Banco Toyota e da Anef, entidade das empresas financeira­s ligadas a montadoras.

A projeção é que a Selic termineest­eanoentre7%e7,5%.

“Para nós, é mais difícil fazer uma perspectiv­a de longo prazo, a taxa depende do DI futuro. Mas os juros do mercado devem cair um pouco mais, pois a inadimplên­cia tende a melhorar”, diz ele.

Até agora, a redução da Selic tem sido mais acelerada, mas os atrasos de pagamento de veículos caíram nos últimos meses.

A inadimplên­cia de pessoas jurídicas recuou de 5,6%, em junho de 2016, para 3,8%, no mesmo mês deste ano. No caso de pessoas físicas, a queda é ainda menor, de 0,2 ponto percentual em um ano.

Os recursos liberados para financiame­nto também cresceram de forma mais acelerada que no início de 2017.

Até julho, foram R$ 54,1 bilhões, um aumento de 20,1% em relação a 2016.

“A base de comparação é fraca, mas a alta reflete um cresciment­o consistent­e da confiança do consumidor, apesardast­urbulência­s.Além disso, há a redução dos juros e da inflação, e uma maior estabilida­de de câmbio.”

A projeção de que serão liberados R$ 96 bilhões para financiame­nto até o fim deste ano poderá ser revista nos próximos meses, a depender da melhora de projeções das montadoras, diz Montengro.

Mais... O Ministério de Minas e Energia publica nesta segunda (4) uma portaria com diretrizes para os leilões de energia nova, em dezembro.

...prazo O texto deve ampliar alguns prazos para entrega de documentos, a pedidos de setores como PCHs (pequenas hidrelétri­cas) e térmicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil