Folha de S.Paulo

Humanos alteram florestas há 45 mil anos

Estudo analisou o impacto da ação de seres humanos em áreas como Sri Lanka, Austrália, México e na Amazônia

- RICARDO BONALUME NETO

Para especialis­ta, no entanto, resta a dúvida se a fabricação da chamada ‘terra preta’ era algo proposital

Seu amigo verde e abraçador de árvores vai ter um chilique:nãoexistem­atavirgem. Pode ter um pouco, aqui e ali. Mas não é nada significat­ivo.

Os seres humanos estão deflorando essa virgindade faz pelos menos 45 mil anos. E isso é uma boa notícia, pois mostra que esforços modernos de conservaçã­o podem aprender com o passado, como mostra o primeiro estudo analisando o impacto global dos seres humanos sobre as florestas tropicais —no Sri Lanka, na Austrália e Nova Guiné, no México e na Amazônia brasileira.

O resultado deixa claro que as florestas tropicais eram ambientes não “naturais” ou “intactos” bem antes da agricultur­a e da industrial­ização de hoje. O estudo, publicado na revista “Nature Plants”, mostra que os seres humanos modificara­m as ecologias florestais por dezenas de milhares de anos, usando técnicas que incluem a queima controlada, o manejo de espécies de plantas e de animais e o desmatamen­to seletivo.

Um detalhe interessan­te é que essa queima controlada criou ambientes abertos que incentivav­am a presença de animais e o cresciment­o de plantas comestívei­s.

“O melhor e mais antigo registro disso está nas cavernas de Niah, na ilha de Bornéu. Aqui havia ambientes de floresta quando os humanos chegaramhá­45milanos,provavelme­nte incluindo alguns espaços abertos”, disse à Folha o líder da pesquisa, Patrick Roberts, do Max Planck.

“Oqueésigni­ficativoéq­ue, quando o clima mais quente e úmido normalment­e levaria à expansão florestal, há uma onda de queimadas que sugere que os humanos forçaram deliberada­mente alguns locais a manter esse mosaico ambiental para ter acesso à mesma variedade de plantas e animais”, diz Roberts.

Ou seja, os velhos habitantes humanos da região aprenderam­aentendera­paisagem, mas também interviera­m ativamente para modificá-la. “É difícil dizer com certeza se foi casualoupl­anejado,masprovave­lmente envolveu uma SUPERMERCA­DO TROPICAL Alguns gêneros de alimentos que surgiram, pelo mundo, em florestas tropicais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil