Folha de S.Paulo

Os cinco maiores da história são Pelé, Maradona, Di Stefano, Messi e Cruyff.

-

E os outros? E quem está em primeiro?

Não gosto de colocar ordem. Mas se você quer saber, Pelé é o maior de todos. O que ele fez como jogador não é desse mundo. Ele era o maior em uma época de jogadores espetacula­res e ainda foi o grande nome do Brasil de 1970, na melhor equipe de futebol que vi jogar. O senhor jogou com ele…

Mais ou menos. Eu passei peloSantos,masjogueia­penas uma vez [em 1968 fez parte do time campeão paulista]. Pelé era o tipo que elevava o nível de quem estava no mesmo time.Observá-lonostrein­osera uma grande experiênci­a. Era capazdecoi­sasinacred­itáveis. Há uma discussão sobre se Messi pode alcançar Maradona e que isso só aconteceri­a se ele ganhasse uma Copa para

Me dá prazer falar sobre futebol. Converso sempre que posso. O título da Alemanha de2014nãof­oiavitória­deuma equipe. Foi a vitória de um estilo, de uma ideia. Podemos dizer o mesmo do Barcelona quando Guardiola estava lá. Como são os contatos com Guardiola?

Eu o conheci quando era jogador do Barcelona e Cruyff eraotécnic­o.Eramuitoam­igo de Cruyff. Ele me procurou a primeira vez para falar quando estava pensando se queria ou não ser treinador. Acho admirável a vontade que ele tem de querer ouvir as outras pessoas, de querer aprender mais e mais. Falamos de alguém que já ganhou quase todos os títulos possíveis. Cada vez que conversamo­s, entramos a madrugada. Seu último clube foi o Independie­nte, como gerente, em 2010. Como treinador foi em 2007, no Estudiante­s de Tecos, no México. Está aposentado do futebol?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil