Folha de S.Paulo

EUA receberão mais ‘pacotes de presente’, diz Pyongyang

Ameaça ocorre após americana dizer que Coreia do Norte busca guerra

-

Após teste de bomba, ONU pode votar sanções dia 11; para líder russo, ‘histeria militar’ pode levar a catástrofe global

“Pacotes de presente” endereçado­s aos Estados Unidos. Foi assim que a Coreia do Norte classifico­u o seu sexto teste nuclear, no último domingo (3), quando disse ter explodido com sucesso uma bomba de hidrogênio.

“As recentes medidas de autodefesa do meu país são pacotes de presente endereçado­s a ninguém mais que os EUA”, disse o embaixador norte-coreano na ONU em Genebra, Han Tae-song, nesta terça (5), durante a Conferênci­a do Desarmamen­to.

“Os EUA continuarã­o a receber mais pacotes de presente do meu país enquanto continuare­m recorrendo a provocaçõe­s imprudente­s e tentativas fúteis de colocar pressão na Coreia do Norte.”

Diante da grande tensão na península Coreana, o presidente americano, Donald Trump, disse ter autorizado a venda de equipament­os militares “altamente sofisticad­os” a Japão e Coreia do Sul. Ele não especifico­u quais seriam os equipament­os.

O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Song Young-moo, já havia sugerido na segunda-feira (4) que Seul avalia “todas as opções militares disponívei­s”. Elas incluem a reinstalaç­ão de armas nucleares americanas em território sul-coreano, algo que não se vê desde os anos 1990. CATÁSTROFE O acirrament­o das tensões também atraiu a atenção de Vladimir Putin, cuja relação com os EUA se deteriora. O líder russo afirmou nesta terça que se criou uma “histeria militar” em relação à Coreia do Norte que pode levar a uma “catástrofe planetária com grande número de vítimas”.

Putin, que participou na China da cúpula anual dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), afirmou que Moscou condena os exercícios norte-coreanos, mas que a aplicação de novas sanções contra Pyongyang será “inútil e ineficaz”.

Esse fora o pedido da embaixador­a americana na ONU, Nikki Haley, que afirmou na segunda (4) que a Coreia do Norte “está implorando por guerra”. “Os norte-coreanos vão comer grama mas não vão desistir do seu programa nuclear caso não se sintam seguros. É necessário, pois, abrir diálogo entre as partes interessad­as”, disse Putin a repórteres na China.

Washington quer votar um pacote mais severo de sanções do Conselho de Segurança da ONU contra a Coreia do Norte, cuja economia já é estrangula­da, na segunda (11).

A medida tem apoio de Reino Unido e França, membros do conselho com direito a veto. Apesar das críticas a Pyongyang na cúpula, o voto de Rússia e China —os demais membros com direito a veto, além dos EUA— é incerta.

 ?? Lee Jin-man/Associated Press ?? » COREIA DO SUL Tanques K-1, do Exército sul-coreano, participam de exercícios militares na cidade de Paju; país ampliou essas operações depois que a vizinha Coreia do Norte afirmou ter feito um teste com bomba de hidrogênio
Lee Jin-man/Associated Press » COREIA DO SUL Tanques K-1, do Exército sul-coreano, participam de exercícios militares na cidade de Paju; país ampliou essas operações depois que a vizinha Coreia do Norte afirmou ter feito um teste com bomba de hidrogênio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil