Folha de S.Paulo

Lego tem 1ª queda de receita em uma década e anuncia demissões

- BRINQUEDOS

DO “FINANCIAL TIMES” - A Lego anunciou sua primeira queda de receita em mais de uma década e o maior corte de pessoal em sua história —1.400 demissões ou 8% de seus 18,2 mil trabalhado­res.

A receita caiu 5% no primeiro semestre, o que pôs fim a praticamen­te dez anos de cresciment­o anual da ordem de dois dígitos, em um período no qual a Lego se tornou a mais lucrativa fabricante de brinquedos do planeta e a segunda maior em faturament­o. O lucro operaciona­l caiu 6%.

“Saímos da estrada um pouco e estamos ligeiramen­te atolados. Vamos precisar de um ou dois anos para recuperar a forma que desejamos ter. Mas não estamos em crise financeira, não precisamos reverter toda uma situação”, afirmou Jorgen Vig Knudstorp, presidente do conselho da Lego. “Estou na empresa há 16 anos, e sempre houve altos e baixos. E esse é um grande baixo.”

A fabricante de brinquedos dinamarque­sa chegou perto da falência em 2003, mas foi resgatada por Knudstorp, que foi presidente-executivo da companhia até o fim do ano passado e que colocou o grupo em um percurso notável de cresciment­o, por meio do sucesso de linhas de produtos como a Lego City e Star Wars.

Especialis­tas afirmam que a Lego hoje sofre com vendas fracas nos EUA e na Europa e com a falta de sucesso em lançamento­s de produtos recentes. PAULO MIGLIACCI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil