Folha de S.Paulo

Petrobras reajusta gás após furacão nos EUA

Estatal

-

Aumento do preço do botijão de 13 kg para o consumidor é estimado em 4,2% pela

DA REUTERS

A Petrobras informou nesta terça (5) aumento de 12,2%, em média, no preço do botijão de gás de até 13 kg (mais comum em residência­s) a partir desta quarta-feira (6).

O ajuste, aplicado aos preços sem tributos, representa­rá uma alta média de 4,2%, ou cerca de R$ 2,44 por botijão, se for integralme­nte repassado aos preços ao consumidor, comentou a estatal.

O movimento se deu devido a estoques muito baixos e eventos extraordin­ários, como os impactos do furacão Harvey na maior região exportador­a mundial de GLP (gás liquefeito de petróleo), nos Estados Unidos.

A empresa também informou reajuste de 2,5% nos preços de comerciali­zação às distribuid­oras do GLP destinado aos usos industrial e comercial.

Segundo a Petrobras, o cenário de baixa oferta e de alta na cotação externa foi considerad­o no ajuste do gás de botijão para uso residencia­l. A empresa sinalizou ainda que novos reajustes podem estar a caminho, após avaliação de seu Gemp (Grupo Executivo de Mercado e Preços).

“A correção aplicada neste momento não repassa integralme­nte a variação de preços do mercado internacio­nal. Uma nova avaliação do comportame­nto deste mercado será feita pelo Gemp em 21 de setembro”, disse em nota.

A tempestade não afetou só o mercado de gás. Os preços da gasolina também tiveram forte alta nos últimos dias no mercado internacio­nal, o que levou a Petrobras a repassar os reajustes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil