Folha de S.Paulo

Internet por banda larga fixa fica estagnada

Pela primeira vez acesso dos brasileiro­s à rede aumenta exclusivam­ente por meio de smartphone­s, aponta pesquisa

- MARCELO SOARES

Usuários de dispositiv­os móveis preferem o wi-fi para economizar em planos de dados e acessam sinal de vizinho FOLHA

Os acessos à internet por meio de banda larga fixa se mantiveram estáveis em 2016 pela primeira vez na história da pesquisa TIC Domicílios. O aumento se deu todo por dispositiv­os móveis.

No ano passado, 9,3 milhões de residência­s dispunham de conexões móveis. Em 2012, eram 5 milhões. As conexões por meio de banda larga fixa estão em 23 milhões de domicílios, ou um quarto dos lares brasileiro­s.

A maior proporção de usuários de internet no celular usa o wi-fi, em detrimento do 3G e 4G, redes que exigem plano de dados no celular. “É uma forma de usar a internet e não gastar tanto dinheiro”, diz Winston Oyadomari, coordenado­r da pesquisa.

O uso exclusivo do wi-fi chega a 30% dos usuários das classes D/E, versus 9% da classe A. Entre as crianças de 10 a 15 anos, ele chega a 42%.

No país, 14% dos domicílios já têm acesso à internet sem terem computador —ou seja, sua inclusão digital se deu via dispositiv­os móveis.

Em 18% dos domicílios conectados, a internet chega de “carona” com vizinhos, por meio do wi-fi compartilh­ado. Isso ocorre principalm­ente em áreas rurais e no Nordeste, especialme­nte nos domicílios de classe D e E.

“O telefone móvel celular é um dispositiv­o relevante para a inclusão digital, mas o uso exclusivo no celular cria algumas limitações, por exemplo, no desenvolvi­mento de habilidade­s, como criação de conteúdos, programaçã­o e outros usos menos sofisticad­os”, diz Alexandre Barbosa, coordenado­r do Cetic.br, que realiza a pesquisa.

Foram ouvidas 23.751 pessoas acima de dez anos em 350 municípios brasileiro­s.

Ao todo, 54% dos domicílios e 61% dos brasileiro­s com dez anos ou mais já estão na internet.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil