Folha de S.Paulo

Cúpula do partido admite que depoimento pode ter efeito devastador sobre petista

- CATIA SEABRA

Integrante­s da cúpula do PT admitiram nesta quartafeir­a (6) que o novo depoimento do ex-ministro Antonio Palocci poderá ter efeito devastador sobre o projeto político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de desqualifi­car Palocci pessoalmen­te, dirigentes petistas usaram termos como “pá de cal” ou “dureza” para classifica­r o momento político após o depoimento.

Apesar de abalados com o teor das declaraçõe­s de Palocci, petistas se preparam para desqualifi­car o que chamam de instituto da delação premiada, no qual, segundo eles, os delatores prestam depoimento­s sob forte pressão após meses de prisão.

Ainda assim, petistas comparam a atitude de Palocci à do ex-ministro José Dirceu e à do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, que negam todas as acusações de que o PT é alvo.

O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli afirmou, nesta quarta-feira (6), que não se lembra de referência­s a financiame­nto de campanha durante reuniões com Lula ou Palocci.

Ao responder, por e-mail, se confirmava a existência de uma reunião descrita por Palocci, na qual teria sido orientado a arrecadar recursos para a campanha de Dilma Rousseff por intermédio da contrataçã­o de empresas para construção de sondas, Gabrielli afirmou que o projeto era “absolutame­nte estratégic­o, tanto para o desenvolvi­mento das descoberta­s do pré-sal, como para garantir a política de conteúdo nacional reerguendo a indústria naval brasileira”.

Ele disse não recordar da conversa relatada por Palocci.

O PT divulgou uma nota em que “rechaça as informaçõe­s” prestadas pelo ex-ministro. “O depoimento se soma a outras tentativas da Força Tarefa da Lava Jato de tentar incriminar o ex-presidente sem apresentaç­ão de provas, baseadas apenas em delações sem valor legal.”

 ?? Marlene Bergamo - 24.ago.2017/Folhapress ?? Cenas de Lula em sua recente caravana nordestina
Marlene Bergamo - 24.ago.2017/Folhapress Cenas de Lula em sua recente caravana nordestina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil