Folha de S.Paulo

Israel bombardeia instalação militar síria, diz Damasco

Ataque deixa dois mortos, segundo governo sírio; local pode ter ligação com desenvolvi­mento de armas químicas pelo regime

-

Bombardeio­s israelense­s mataram duas pessoas em uma instalação militar no oeste da Síria nesta quinta (7), segundo o Exército sírio.

O ataque teve como alvo uma instalação perto da cidade de Masyaf, descrita como uma fábrica de mísseis. De acordo com algumas fontes, porém, a fábrica tem ligação com o programa de armas químicas do governo sírio.

“Aviões israelense­s dispararam vários mísseis hoje, às 2h42 locais, do espaço aéreo libanês, contra uma das nossas posições militares perto de Masyaf, provocando danos materiais e a morte de duas pessoas que estavam nas instalaçõe­s”, declarou o Exército sírio em comunicado.

Masyaf é uma localidade síria a cerca de 60 km da cidade costeira de Tartus, onde a Rússia —aliada do governo de Bashar al-Assad— tem uma base naval.

Ao norte de Masyaf, o governo sírio tem instalação militar que serve de campo de treinament­o e abriga um escritório do Centro de Pesquisas e Estudos Científico­s (SSRC, na sigla em inglês).

Os Estados Unidos acusam o SSRC de desenvolve­r o gás sarin que teria sido usado em um ataque do governo em abril contra a cidade síria de Khan Sheikhun. A ofensiva deixou dezenas de mortos.

“Estamos determinad­os a evitar que nossos inimigos machuquem ou mesmo criem a possibilid­ade de machucar a segurança dos cidadãos israelense­s”, disse o ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, em entrevista a uma rádio.

Israel já fez diversos bombardeio­s a carregamen­tos que suspeita serem de armas enviadas ao Hizbullah, que apoia o presidente Bashar alAssad na guerra civil na Síria.

Várias instalaçõe­s militares sírias, principalm­ente perto das colinas de Golã, também já foram bombardead­as por Israel, mas o governo de Assad não retaliou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil