Folha de S.Paulo

São por comer.

-

Folha - O sr. pode descrever a síndrome de Klüver-Bucy?

Robert Sapolsky - Dois cientistas alemães, nos anos 1930, tiravam a parte frontal do cérebro de macacos e havia mudanças no comportame­nto sexual, que se tornava inapropria­do e agressivo. A fração retirada era grande, e havia outros efeitos, como compul- O caso do Diego Novais parecer ser um desses?

Sem saber onde foi o dano na cabeça é difícil dizer. Mas soa como um acidente no córtex frontal, e o comportame­nto, como se fosse uma descrição de livro didático da síndrome. Os pacientes sabem distinguir o certo do errado, verbalizam essas diferenças, mas não se controlam e cometem os atos repetidas vezes. Como a Justiça deve atuar?

Nos EUA, só são considerad­as incapazes as pessoas que não conseguem distinguir certo de errado —essencialm­ente, esquizofrê­nicos. Moralidade e noções de mal ou interesse próprio em casos assim não se aplicam. Seria como dizer que um carro que está sem freios é mau.

“onde foi o dano na cabeça é difícil dizer. Mas [o caso de Diego Novais] soa como um acidente no córtex frontal, e o comportame­nto, como se fosse uma descrição

A questão é o que fazer com o Diego Novais, porque ele nitidament­e é uma ameaça.

Ele é uma máquina biológica quebrada. Talvez precise ser isolado da sociedade, mas é preciso ter firme na cabeça que ele não é um criminoso e, se for encarcerad­o, a justiça não terá sido feita. Ele tem uma doença que o impossibil­ita de estar solto. É péssimo para ele, mas ele é perigoso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil