Folha de S.Paulo

Polícia faz nova operação para coibir ataques em SC

Onda de violência começou no dia 31 de agosto e atinge 31 cidades do Estado

-

Pelo segundo dia consecutiv­o, a Polícia Civil de Santa Catarina realizou, nesta sexta (8), uma operação para prender os responsáve­is pela onda de ataques contra prédios públicos e agentes de segurança, que começou na semana passada.

Até o final da tarde, a polícia havia prendido 30 pessoas, a maioria no litoral Norte do Estado. Outros 14 mandados eram contra presos que já estavam em penitenciá­rias.

Entre os detidos, estão os responsáve­is pela morte de um sargento da Polícia Militar em Balneário Camboriú, em agosto, e pelo ataque a tiros ao fórum de Navegantes, no início deste mês.

A prioridade, segundo a polícia, era prender quem deu as ordens para os crimes.

“É difícil falar em cessar os ataques, porque o crime é algo perene. Mas sem dúvida vai haver uma redução significat­iva, porque atingimos pessoas cruciais da organizaçã­o”, afirmou o delegado regional David Queiroz.

Na quinta (7), a polícia já havia cumprido 47 mandados de prisão em outra operação contra criminosos que teriam organizado os ataques.

A atual onda de violência em Santa Catarina começou em 31 de agosto. Até esta quinta (7), foram registrada­s 53 ocorrência­s em 31 cidades, entre ataques a prédios públicos e a veículos particular­es.

Embora formalment­e a Polícia Civil não divulgue o nome do grupo suspeito pelos ataques, policiais ouvidos pela reportagem dizem que se trata do PGC (Primeiro Grupo Catarinens­e).

O grupo foi criado em 2003, dentro do sistema prisional, e atua nas ruas e nas prisões, segundo o Ministério Público.

 ?? Renato S. Cerqueira/ Futurapres­s/Folhapress ?? » PENDURADO Um motorista perdeu o controle de um Nissan Sentra, que ficou preso numa barreira do canteiro da av. Washington Luís, em frente ao Aeroporto de Congonhas (zona sul de SP), nesta sexta-feira (8); ninguém se feriu
Renato S. Cerqueira/ Futurapres­s/Folhapress » PENDURADO Um motorista perdeu o controle de um Nissan Sentra, que ficou preso numa barreira do canteiro da av. Washington Luís, em frente ao Aeroporto de Congonhas (zona sul de SP), nesta sexta-feira (8); ninguém se feriu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil