Folha de S.Paulo

Após acidentes e lesões, foi campeão de natação

- FERNANDA PEREIRA NEVES BRIGITTE STERNBERG- Neste domingo (10), às 11h, set. R, quad. 404, sep. 174. AVRAHAMSCH­WARTS- Neste domingo (10), às 10h30, set. R, quad. 404, sep. 90.

Na fazenda da família, Adriano, com seus 11 anos, queria ajudar na plantação de algodão. Já era época de cortar a terra em São Tomé (RN) e ele decidiu mexer na engrenagem do trator. Uma lâmina da máquina caiu, amputando parte do seu pé direito.

Apesar das expectativ­as pessimista­s, a tragédia foi logo superada. Seu andar denunciava alguma dificuldad­e, mas ele continuou a jogar bola, começou a participar de vaquejadas, aprendeu a dirigir —carro normal mesmo, nada de automático.

Esse era apenas o começo de uma vida de superações. Após o acidente, esse natalense retomou a vida. Trabalhou na criação e plantação da família e competiu e acumulou prêmios com a vaquejada.

Foi na volta de uma dessas competiçõe­s, que ele, aos 31 anos, bateu o carro contra um rebanho na estrada. Sem cinto de segurança, fraturou uma vértebra, compromete­ndo os movimentos do pescoço para baixo. Mexia braços e mãos, mas com limitações.

A jornada que seguiu o acidente foi ainda mais difícil. Passou pela recuperaçã­o, pela adaptação, pela depressão, até receber a visita do professor de uma escola de natação de Natal. No começo, nem sabia ficar na água, afundava quando ficava de frente, mas depois aprendeu a se virar.

Competindo, foi para quatro paraolimpí­adas —ganhou dois bronzes em Atlanta—, conheceu diversos países e foi campeão panamerica­no, se aposentand­o apenas em 2010, depois de quebrar o fêmur.

A luta de Adriano parou mesmo só no dia 3, com sua morte, aos 56, devido a uma infecção urinária. Deixa três irmãos, uma filha e um neto. coluna.obituario@grupofolha.com.br MATZEIVA - CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ

VOCÊ DEVE PROCURAR O SE RVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site :f olha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil