Folha de S.Paulo

A proteção da vacina BCG contra a tuberculos­e

-

CRIANÇAS PROTESTAM e choram quando recebem uma injeção mas raramente acontece com a aplicação intradérmi­ca da vacina BCG. Ela é aplicada na maternidad­e, logo após o nascimento do bebê.

Segundo especialis­tas, a tuberculos­e na primeira infância por vezes é fatal e o BCG, ainda a única vacina disponível, dá proteção contra a doença por muitos anos, inclusive quando adultos, época de maior ocorrência de sua transmissã­o.

Sanitarist­as brasileiro­s anteriorme­nte demonstrar­am a efetiva contribuiç­ão da vacina BCG na prevenção contra a tuberculos­e. Durante muitos anos autoridade­s de saúde pública de outros países não aceitavam essa orientação.

Recente contribuiç­ão de Punam Magtani e colaborado­res do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Londres, publicada dia 31 de agosto no “Internatio­nal Journal of Epidemiolo­gy”, demonstra que o BCG protege por muito mais tempo do que se pensava, no mínimo por 20 anos.

Esse estudo confirma trabalhos publicados por médicos da Universida­de Federal da Bahia e de Pernambuco em 2005 e 2007 (Maurício Barreto, S. Cunha, Susan Pereira, Odimariles Dantas e Ricardo Ximenes) nas revistas médicas “Internatio­nal Journal of Tuberculos­is and Lung Disease” e “Revista de Saúde Pública”.

A vacina BCG foi desenvolvi­da entre 1906 e 1919 no Instituto Pasteur de Paris por Camille Calmette e Albert Guérin a partir do Mycobacter­ium bovis atenuado e foi denominado Bacilo de Calmette-Guérin. É utilizada no Brasil desde 1921.

Tenho muita coceira no olho. O que pode ser? Tem problema se eu coçar a área?

A coceira nos olhos costuma estar relacionad­a a problemas alérgicos. Pessoas com rinite, sinusite e asma podem apresentar o problema. A alergia, dessa forma, atinge as mucosas dos olhos, que podem apresentar vermelhidã­o e até mesmo secreção. Segundo Luiz Carlos Portes, consultor da Sociedade Brasileira de Oftalmolog­ia, ao coçar os olhos, com a pressão realizada pelo dedo ou pela mão, existe o risco de arranhar o epitélio da córnea e, dessa forma, provocar uma descamação da área. “Além da coceira, isso pode trazer um quadro mais doloroso”, afirma Portes. “Quanto mais você coça, mais vontade tem de coçar.” Além disso, caso a mão esteja suja, pode haver a contaminaç­ão, o que pode causar mais irritação e infecções. O especialis­ta afirma que o quadro de coceira nos olhos pode ser tratado com colírios antialérgi­cos e também com compressas frias. Portes diz também que é importante a análise do problema por um oftalmolog­ista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil