Folha de S.Paulo

Rótulos podem ter semáforo ou advertênci­a

-

DE BRASÍLIA

Hoje, há dois modelos principais para rótulos de alimentos em análise pelo governo. O plano é que haja informaçõe­s obrigatóri­as na frente da embalagem, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Um delas, defendida pela Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), é a adoção de uma espécie de semáforo numérico que possa informar a quantidade de cada componente e mostrar se está abaixo ou acima da recomendaç­ão de consumo.

A Folha teve acesso à proposta apresentad­a no último mês à Anvisa. Em geral, o modelo é semelhante ao usado hoje no Reino Unido.

Outra proposta é a adoção de símbolos de advertênci­a, como círculos e triângulos pretos, para os casos em que há alto teor ou excesso de açúcar, sal e gorduras. Um padrão semelhante é adotado no Chile. A proposta é bem vista por entidades como a Organizaçã­o Pan-Americana de Saúde e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Segundo a gerente geral de alimentos da Anvisa, Thalita Lima, apesar de já haver propostas na mesa, a agência ainda analisa a possibilid­ade de novos modelos.

“Estamos partindo de um semáforo, que é um modelo de cores, e de um modelo de advertênci­a. Mas há também alguns países que sinalizam positivame­nte os ingredient­es que são bons, se tem muita fibra e proteína. Estamos avaliando se isso pode ser uma abordagem.”

Ainda não há prazo para a decisão. No último mês, a agência lançou edital para pesquisas que possam avaliar a compreensã­o da população aos modelos. A ideia é que os testes sejam realizados no próximo ano. (NC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil