Folha de S.Paulo

Livro revisita os contornos sinuosos do art nouveau

Estilo é tema do 14º volume de série sobre arte e chega às bancas em 17/9

- JULIANA CALDERARI

Estética criada no fim do século 19 se inspirou nas formas da natureza e teve expoentes como Gaudí, Mucha e Tiffany COLABORAÇíO PARA A FOLHA

O estilo art nouveau, tema do o 14º volume da Coleção Folha O Mundo da Arte, que chega às bancas no próximo domingo (17), surgiu de um movimento importante nas artes decorativa­s, iniciado na Europa Ocidental em 1892.

As pessoas estavam cansadas de ver as mesmas formas e os mesmos métodos e de ter o design ditado por reinados.

O estilo das mobílias, por exemplo, imitava o que se via nos governos dos monarcas franceses ou nos períodos renascenti­sta e gótico.

O nacionalis­mo também se tornou uma necessidad­e de expressão, e cada país tentava afirmar sua literatura e arte de forma independen­te.

O berço da mudança foi a Inglaterra, onde depois da Revolução Industrial surgiu o movimento Arts & Crafts.

A nova forma de arte então se espalhou por toda Europa e pelos Estados Unidos e recebeu diferentes nomes em cada país. No entanto, o mais importante — o seu propósito— se manteve o mesmo: a criação de uma nova estética inspirada na natureza e em suas formas. NOVA TENDÊNCIA Os franceses se apaixonara­m pelo art nouveau e o movimento explodiu em Paris, em 1895. As brasseries e restaurant­es se abriram para a nova tendência e os cabarés usavam cartazes feitos por artistas como Alfons Mucha para anunciar suas atrações.

Na Espanha, Antoni Gaudí permeou Barcelona com sua arquitetur­a repleta de contornos, vista em trabalhos como os da igreja Sagrada Família e do parque Güell.

Os americanos também contribuír­am para as artes decorativa­s. Um de seus artistas mais produtivos foi Louis Comfort Tiffany, que reviveu a arte em vidro e produziu joias de prestígio para a empresa de seu pai, a Tiffany & Co.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? Mapics/Fotolia ?? Parque Güell, em Barcelona, obra do espanhol Antoni Gaudí
Mapics/Fotolia Parque Güell, em Barcelona, obra do espanhol Antoni Gaudí

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil