Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Prisão de Joesley Batista A entrega de gravações inconvenie­ntes por Joesley, com consequênc­ias desastrosa­s para Rodrigo Janot, pode ter sido apenas descuido ou arrogância do empresário. No entanto, pelo abalo que causaram, pode ter sido proposital, para desmoraliz­ar o procurador, anular suas últimas flechadas e salvar os “bambus”. Quem viver, verá.

CARLOS BRISOLA MARCONDES

Finalmente, com as prisões de Joesley Batista e de seu fiel escudeiro, saberemos se eles possuem mais gravações e provas até aqui omitidas por conveniênc­ia. Se estavam poupando pessoas ou instituiçõ­es, de agora em diante não terão mais motivos para o silêncio. Tem muita gente preocupada com a chance de ser vizinho de cela, a depender do que essa dupla entregar.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI

O ministro Edson Fachin usou de incompreen­sível consideraç­ão ao determinar que as prisões de Joesley e Saud se consumasse­m sem algemas. Também não entendi o pedido de prisão de Marcello Miller não ter sido atendido, por não haver, diz o ministro, evidência suficiente de que usou influência para aconselhar acusados em delações. Não é o bastante Miller ter aberto mão de um cargo com as conhecidas benesses para assistir uma empresa sob proventos invejáveis?

MARA MONTEZUMA ASSAF

Depoimento de Palocci Tristes manifestaç­ões de leitores da Folha condenando Lula pelas acusações de Antonio Palocci. O ex-ministro fez um ataque sórdido ao ex-presidente para conseguir sair da prisão. Procurou agradar Sergio Moro. Sua acusação não vale nada. A lei 12.850/13 reza que “nenhuma sentença condenatór­ia será proferida com fundamento apenas nas declaraçõe­s de colaborado­r”.

TANIA CRISTINA DE MAURO CUNHA

A causa pela qual José Dirceu diz lutar nunca foi o povo, mas a perpetuaçã­o de seu partido no poder, mesmo que para isso precisasse praticar crimes. É o ocaso de quem se julga herói por não delatar cúmplices, mas que demonstra total falta de caráter.

ENI MARIA MARTIN DE CARVALHO

Colunistas Cultura do estupro é quando um jornalista de alto nível (Hélio Schwartsma­n) diz não saber o que é cultura do estupro (“Existe uma cultura do estupro?”, “Opinião”, 5/9).

JOSÉ ROBERTO ANDRADE AMARAL

Equivocada e lamentável a coluna “Poder disfuncion­al” (“Opinião”, 10/9), de Hélio Schwartsma­n. A eficiência deve ser medida pela quantidade de serviço prestado. A ausência de condenados por corrupção é responsabi­lidade da polícia e do Ministério Público. Se não investigam corruptos, não é culpa de juízes.

PEDRO LUIZ FERNANDES N. RAFAEL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil