Folha de S.Paulo

Pelé da endocrinol­ogia, deu aula até os 90 anos

- RUTH MARIA GMÜR - Aos 87, casada com Norbert Gmür. ÁUREA D'ALESSIO ASSUMPÇÃO - Aos 92, viúva de Mário Fernandes Assumpção. Deixa filhos, netos e sobrinhos. BERNARDO LEO WAJCHENBER­G (1926-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES Cemitério Quarta Parada, av. Salim Fara

“Um cientista apaixonado, o Pelé da endocrinol­ogia”. É assim que o médico Roberto Betti descreve seu ex-sócio Bernardo Leo Wajchenber­g.

Filho de imigrantes poloneses, Bernardo cresceu na capital paulista e optou pelo curso de medicina atendendo ao gosto do pai —ele mesmo sonhava fazer engenharia química e abrir uma loja de lâmpadas no ABC com um amigo.

Fez medicina na USP, seguindo para a residência nos Estados Unidos. Na época, a endocrinol­ogia ainda não era uma área como hoje, mas Bernardo já seguia seu rumo.

Começou a atender em seu consultóri­o, mas era a área acadêmica sua maior paixão. Na mesma USP em que se formou, deu aulas, desenvolve­u pesquisas, escreveu livros.

Duzentos e setenta e seis trabalhos publicados, garantiu em uma entrevista feita em 2012. Apenas um de seus estudos já tinha sido citado mais de 1.400 vezes na ocasião.

Tinha gênio forte e era exigente, não apenas com os jovens que ensinava, mas com os colegas em geral. Sempre espirituos­o, dizia não gostar de “gente velha”. “Só estou atualizado porque fico cercado dos residentes”, afirmava.

O gênio foi amolecendo com o tempo, enquanto a disposição permanecia a mesma. Apesar de achar que os médicos são desvaloriz­ados hoje no Brasil, ele continuou a clinicar até depois dos 80 anos e deu aulas até perto dos 90. Quando não estava no Hospital das Clínicas ou no Instituto do Coração, estava em casa lendo e estudando.

Parou no último dia 21, quando morreu, aos 91 anos, em decorrênci­a de uma pneumonia. Deixa a mulher, Rosinha, dois filhos e netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 1º ANO 47º MÊS

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil