Folha de S.Paulo

Comissão da Câmara aprova limite a pesquisa eleitoral

-

Levantamen­to só poderia ser publicado até sábado anterior ao pleito; plenário e Senado ainda têm de votar matéria

DE BRASÍLIA

Comissão especial da Câmara aprovou na tarde desta terça-feira (12) texto-base de proposta que limita a divulgação de pesquisas eleitorais, amplia os limites para que pessoas físicas possam financiar candidatos e exige a participaç­ão das mulheres nas chapas à Presidênci­a, governos estaduais e prefeitura­s.

A votação ocorreu em uma sessão-relâmpago, simbolicam­ente, com apenas 18 deputados, número mínimo para que a reunião começasse.

Algumas alterações no texto aprovado ainda podem ser feitas porque há destaques a serem votados.

A sessão foi suspensa no final da tarde. O texto ainda precisa ser votado no plenário da Câmara e aprovado pelo Senado para ir à sanção do presidente Michel Temer.

O relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP), que é favorável a partidos e candidatos, trata da parte da reforma política que não inclui alteração na Constituiç­ão.

Os deputados aprovaram, por exemplo, a redução do tempo de campanha de 60 para 45 dias, o que favorece os atuais detentores de mandato. Para valer nas eleições de 2018, essas medidas precisam ter o aval do Congresso até o início de outubro.

A parte da reforma que modifica a Constituiç­ão está pronta para ser votada no plenário da Câmara a qualquer momento —ela cria mais um fundo público para financiar candidatos, altera o modelo eleitoral do Legislativ­o para o chamado “distritão”, acaba com as coligações para eleição de deputados e vereadores e cria regras mais rígidas para tentar barrar a proliferaç­ão de partidos nanicos. PESQUISAS

 ?? Renato Costa/FramePhoto ?? Comissão da reforma política na Câmara, em votação de relatório do deputado Vicente Cândido (no microfone, à dir.) BNDES
Renato Costa/FramePhoto Comissão da reforma política na Câmara, em votação de relatório do deputado Vicente Cândido (no microfone, à dir.) BNDES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil