Folha de S.Paulo

Após apaziguar Santos, Levir Culpi põe à prova boa fase na Libertador­es

Time enfrenta o Barcelona (EQU) nesta quarta-feira (13) em Guayaquil, pelas quartas de final

-

Há 16 jogos sem perder, técnico já tem a terceira melhor marca do século entre os ex-treinadore­s do clube alvinegro

pouco convencion­ais.

Sem muito tempo para treinar quando chegou ao clube, em 13 de junho, para substituir Dorival Júnior, tentou acertou a equipe na base de conversas. Lembrava causos da sua carreira e até mesmo contava piadas para deixar o ambiente no clube mais leve.

Chegou a dizer ironicamen­te, por exemplo, que ficou decepciona­do por ver a torcida santista aplaudir um argentino, o meia Emiliano Vecchio, na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, no Pacaembu.

“O Levir é muito experiente, está há muito tempo no futebol. Não somos robôs, não se pode jogar todos os jogos. Ele vai mudando, dando oportunida­des. Era o que faltava”, disse o meia, que estava afastado do time antes da chegada do treinador.

Mesmo criticado pelo excesso de “rachões” e poucos trabalhos táticos, conseguiu cortar antigos vícios do trabalho do seu antecessor.

“O Levir, por conta do desgaste, opta por descontraç­ão com rachão. E tem dado certo. Ele percebe que o grupo se solta mais, fica mais tranqüilo”, diz o zagueiro David Braz.

Para agradar o elenco, pôs fim às improvisaç­ões e priorizou a remontagem da uma equipe com base na velocidade, explorando os atacantes Copete e Bruno Henrique. O primeiro, que era reserva com Dorival, voltou a fazer boas partidas. O segundo, se tornou o artilheiro santista na temporada, com 15 gols.

Mesmo com o estilo boapraça, Levir não deixa de chamar a atenção dos jogadores.

Com menos de um mês no cargo, realizou uma longa reunião com os atletas para resolver problemas do elenco. Alguns de comportame­nto, como era o caso de Lucas Lima.

Chegou a interferir também fora do campo. Por exemplo, proibindo jogadores de usarem carros particular­es após a chegada de viagem, indicando que o clube poderia ser responsabi­lizado em caso de acidente.

Pediu também para o que fossem estabeleci­dos limites na atuação da Santos TV, canal do oficial do clube alvinegro, que, segundo ele, desrespeit­ava a privacidad­e dos jogadores, e vetou a entrada de pastores e líderes religiosos que iam ao CT do clube para realizar cultos.

Nesta quarta, Levir não poderá contar Copete e Gustavo Henrique, lesionados. Com isso, Thiago Ribeiro e David Braz serão titulares.

O técnico também não terá Vecchio, em fase de recondicio­namento físico, e Nilmar, com conjuntivi­te. NATV Barcelona (EQU) x Santos Globo (Santos) e Fox Sports 2 Vanderlei Luxemburgo Ano: 2006/2007 Levir Culpi Ano: 2017 Muricy Ramalho Ano: 2013 Dorival Júnior Ano: 2015 13** Muricy Ramalho Ano: 2011 18 13*** Dorival Júnior Ano: 2010 12 1 Alexandre Gallo Ano: 2005 11 Emerson Leão Ano: 2004

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil