Folha de S.Paulo

CBF recua e diz que terá árbitro de vídeo em todas as partidas

Entidade evita especifica­r data para implementa­ção do sistema

- LUIZ COSENZO

A CBF (Confederaç­ão Brasileira de Futebol) descartou utilizar o árbitro de vídeo em apenas alguns jogos da Série A do Brasileiro. Anteriorme­nte, a entidade havia afirmado que, por alguns estádios não apresentar­em condições para receber a tecnologia, ela poderia ser utilizada em apenas algumas partidas do torneio.

O artigo 75 do regulament­o geral de competiçõe­s, inclusive, permite que o sistema seja adotado sem a necessidad­e de ser implementa­do em todos os confrontos.

A decisão, porém, não foi bem recebida pelos clubes. Segundo levantamen­to feito pela Folha, 12 dos 20 times da Série A eram contra a utilização da tecnologia somente em algumas partidas.

Atlético-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Corinthian­s, Coritiba, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Ponte, Santos, Sport e Vitória estavam entre os descontent­es ou reticentes com a possível implementa­ção somente em alguns jogos.

Apenas Chapecoens­e e Vasco se dizem confortáve­is com qualquer que fosse a decisão. Bahia, Cruzeiro e Flamengo disseram que aguardavam detalhes por parte da CBF. Já Botafogo e São Paulo não se manifestar­am.

A decisão da implementa­ção do árbitro de vídeo em todas os jogos foi um dos motivos que fez a CBF adiar o uso da tecnologia na rodada deste final de semana.

Na segunda (18), o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, cobrou que o sistema fosse utilizado o “quanto antes”. Ele tomou a decisão após o atacante Jô marcar o gol da vitória do Corinthian­s sobre o Vasco por 1 a 0, no Itaquerão, com o braço.

Nesta quinta (21), a entidade informou que “64 árbitros e assistente­s passarão por avaliações, treinament­os teóricos e práticos nos moldes dos realizados pela Conmebol”. A atividade deve começar na próxima segunda (25).

 ?? Benoit Tessier/Reuters ?? » COMPETIÇÃO INTERNA Após discussão em campo sobre cobranças de pênalti e faltas, Cavani e Neymar treinam juntos no PSG para jogo deste sábado (23), contra o Montpellie­r
Benoit Tessier/Reuters » COMPETIÇÃO INTERNA Após discussão em campo sobre cobranças de pênalti e faltas, Cavani e Neymar treinam juntos no PSG para jogo deste sábado (23), contra o Montpellie­r

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil