Folha de S.Paulo

Neymar retorna à final de prêmio da Fifa

Português Cristiano Ronaldo, campeão da Liga dos Campeões, é favorito a ganhar troféu de melhor do mundo

-

Indicado entre os treinadore­s, Tite, da seleção brasileira, ficou fora da relação de finalistas à premiação

A Fifa divulgou nesta sexta-feira (22) os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo. O português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid (ESP), o argentino Lionel Messi, do Barcelona (ESP) e o brasileiro Neymar, do Paris Saint-Germain (FRA) foram os selecionad­os. O vencedor será conhecido em cerimônia a ser realizada no dia 23 de outubro, em Londres.

Neymar retorna à lista final após ficar ausente no ano passado. Em 2015, o atacante brasileiro também ficou entre os três finalistas, ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo.

Em 2016, o francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madri (ESP), foi o terceiro finalista, tentando fazer frente à dupla que vem dominando o prêmio desde 2008.

Lionel Messi já ganhou cinco vezes o troféu de melhor do mundo (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015). Já Cristiano Ronaldo venceu quatro vezes (2008, 2013, 2014 e 2016).

O atacante do Real Madrid é o principal favorito para levar o prêmio neste ano e igualar o número de troféus do jogador do Barcelona. Em grande parte por ter sido um dos principais nomes do clube espanhol na conquista da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2016/2017.

A ambição pela conquista do prêmio de melhor do mundo foi um dos motivos que levou Neymar a trocar o Barcelona pelo Paris Saint-Germain —além do investimen­to de 222 milhões de euros (R$ 831 milhões) feito pelo clube parisiense para tirá-lo do futebol espanhol e do salário anual de cerca de 30 milhões de euros (R$ 112 milhões) que ele recebe na França.

O atacante brasileiro acreditava que seria muito difícil ganhar evidência para cobiçar o prêmio com a sombra de Messi no clube catalão.

Os finalistas foram escolhidos por votação entre técnicos e capitães de seleções nacionais, jornalista­s e do público em geral —cada categoria representa 25% dos votos. TITE FORA Pouco antes de apresentar os três finalistas a melhor jogador do mundo, a Fifa anunciou os finalistas ao prêmio de melhor técnico do ano.

Os treinadore­s Zinédine Zidane, do Real Madrid, Antonio Conte, do Chelsea, e Massimilia­no Allegri, da Juventus, disputam o prêmio.

Tite, técnico da seleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil