Folha de S.Paulo

Livro mostra que cérebro ainda é incógnito

Mariano Sigman, autor e neurocient­ista argentino, lidera projeto mundial para entender como o órgão funciona

- RICARDO BONALUME NETO

Livro traz proposta didática e abrange desde o cérebro do bebê até os mecanismos que geram decisões DE SÃO PAULO

Um antigo trocadilho quase intraduzív­el em inglês brincava com o nível de conhecimen­to da ciência sobre a mente (“mind”) e a matéria (“matter”). “What’s mind? It’s not matter!” —o que é a mente? Não é matéria; “what’s matter? Never mind!” —o que é a matéria? Nunca é mente. As duas frases exclamativ­as também podem ser traduzidas como “não interessa”.

Se parece que hoje a ciência sabe muito sobre o cérebro humano, a aparência não correspond­e completame­nte à realidade, segundo o livro “A Vida Secreta da Mente – O que Acontece com o Nosso Cérebro Quando Decidimos, Sentimos e Pensamos”.

O físico e neurocient­ista argentino Mariano Sigman, autor da obra, argumenta que a neurociênc­ia se encontra hoje em um patamar semelhante ao que a física se encontrava no tema “calor”, durante a Revolução Industrial no final do século 18. Dois franceses publicaram importante­s trabalhos sobre o tema —Antoine Lavoisier e Nicolas Carnot.

Mas, diz Sigman, “não tinham a mais vaga ideia sobre o que era o calor. Pior ainda, Córtexfron­tal É a “torre de controle” do órgão, pois serve para regular, inibir e controlar diferentes processos cerebrais, além de elaborar planos

MARIANO SIGMAN

neurocient­ista e autor de “A Vida Secreta da Mente” Córtex motor Parte do córtex frontal, governa os músculos estavam emperrados entre mitos e concepções errôneas”.

Os cientistas que estudam a mente hoje são capazes de detectar a consciênci­a, manipulá-la, “de adivinhar seus traços e suas assinatura­s”.

Mas, assim como o que acontecia com o calor, faltam melhores respostas sobre a consciênci­a, “de cujo substrato fundamenta­l ainda não sabemos nada”, escreve Sigman. Bem, pelo menos isso não impede os pesquisado­res de continuare­m fazendo ciência.

O livro tem uma interessan­te proposta didática de mostrar aquilo que de fato se conhece sobre o cérebro.

O primeiro capítulo trata da infância. Segundo o autor, “o cérebro já está preparado para a linguagem muito antes de começarmos a falar”. O bilinguism­o também ajuda a pensar e, já na infância, seriam formadas noções morais sobre o que é justo e bom, e sobre a cooperação e a competição.

O segundo capítulo estuda Córtex somatossen­sorial Parte do córtex parietal, coordena a percepção do tato como são tomadas as decisões. É curioso, por exemplo, saber que a atividade de uma região cerebral do córtex frontal indica o conteúdo de uma decisão.

“Ou seja, quando uma pessoa toma efetivamen­te uma decisão, desconhece que na realidade, dez segundos antes, esta já tinha sido tomada”, escreveu o pesquisado­r argentino.

O livro também traz uma análise detalhada do que acontece quando uma pessoa toma drogas.

Por exemplo, uma droga popular como a maconha não tem efeitos e riscos bem conhecidos justamente por ser ilegal. Os resultados podem até ser contraditó­rios, pois há diferença no modo de consumo, no nível da substância ativa —o THC—, a quantidade consumida e o metabolism­o do consumidor.

Ou seja, os possíveis riscos não são universais, diz Sigman. “Em contraposi­ção, se tomarmos a literatura científica em seu conjunto, veremos que consistent­emente se percebe que a maconha traz risco de indução psicótica em adolescent­es ou em pessoas com antecedent­es de patologias psiquiátri­cas”, diz ele.

E, claro, como vale para qualquer droga, quanto mais cedo se começa a consumir, muito mais provável que a substância se torne viciante.

“A Vida Secreta da Mente” não trata apenas de assuntos sérios como drogas, mas procura usar exemplos divertidos para tentar ajudar no entendimen­to do funcioname­nto do cérebro.

É o caso de uma discussão curiosa, mas cuja resposta convém não citar para não estragar a surpresa do leitor: por que uma pessoa não consegue fazer cócegas nela mesma? AUTOR Mariano Sigman EDITORA Objetiva PREÇO R$ 49,90 e R$ 34,90 - ebook (288 págs.)

O social e o biológico estão intrinseca­mente relacionad­os em uma rede de redes. A ruptura dessa relação não é própria da natureza, mas de nossa maneira obtusa de entendê-la

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil