Folha de S.Paulo

Assessores de Trump usaram e-mail pessoal

-

DE SÃO PAULO

Pelo menos seis membros e ex-membros da equipe do presidente dos EUA, Donald Trump, usaram contas de e-mail pessoais para discutirem assuntos de trabalho, informou nesta segunda-feira (25) o jornal “The New York Times”.

Entre eles, diz a publicação, estão o ex-estrategis­ta-chefe Stephen Bannon, o ex-chefe de gabinete Reince Priebus, e a filha mais velha do mandatário, Ivanka, e seu marido, Jared Kushner, ambos assessores especiais do republican­o.

Membros do governo dizem que, através dos e-mails pessoais, os seis respondiam a pedidos de entrevista­s feitos por jornalista­s e outras mensagens relacionad­as. Salvo Kushner, que tem domínio próprio hospedado no provedor GoDaddy, os demais usavam contas gratuitas, como o Gmail.

O uso de contas privadas por integrante­s do governo para assuntos de trabalho não é ilegal, desde que as mensagens delas enviadas sejam também encaminhad­as aos servidores do governo para arquivamen­to.

O caso foi reconhecid­o pelo governo Trump após o Departamen­to de Justiça solicitar as mensagens dos assessores investigad­os pela suposta relação da equipe do republican­o com pessoas próximas ao governo russo.

As acusações ocorrem depois de, na campanha eleitoral, o republican­o ter chegado a pedir a prisão da adversária, Hillary Clinton, por receber e responder a mensagens de trabalho em uma conta de e-mail pessoal.

Ele pediu ao Departamen­to de Justiça para reabrir a investigaç­ão. Os casos, porém, são diferentes: a democrata usava a conta pessoal para todas as comunicaçõ­es e elas não eram encaminhad­as ao governo. Já os assessores de Trump o faziam de forma esporádica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil