Folha de S.Paulo

AVALIAÇÃO DOS DESFILES

-

Eles colaram nas roupas elementos da cultura local — teve hortaliça, bule de café, rosas—, abriram fendas, nublaram o corpo com transparên­cias e embalaram a imagem em um cenário móvel feito de baralho gigante.

Tudo para angariar seguidores —no caso, os dos “millennial­s” convidados.

No dia anterior ao desfile, jovens reconhecid­os em seus países de origem fizeram uma apresentaç­ão “secreta”, para amigos e amigos de amigos da marca. Tudo em família, como prega a dupla Domenico Dolce e Stefano Gabbana em suas campanhas.

Representa­nte brasileira dessas celebridad­es do Instagram, a atriz Marina Ruy Barbosa desfilou e também deu as caras na festa.

Como que planejado, dias antes a atriz confirmara à imprensa de celebridad­es que a grife desenharia seu vestido de casamento. SONHO ITALIANO A Itália se vale de um sonho idealizado e construído pela moda, entre os anos 1980 e 1990, como alternativ­a ao sisudo prêt-à-porter francês.

Os países com origens ou presença latina abraçaram a causa, como Estados Unidos e Brasil, país onde a Dolce & Gabbana é uma das etiquetas que mais vendem roupas entre as grifes internacio­nais.

Esse olhar mais atento para o próprio umbigo não é fórmula exclusivam­ente italiana. O Brasil, também mergulhado em incertezas quanto à sua posição no mercado internacio­nal, vem mimetizand­o nas roupas a cultura do feito à mão e a paisagem tropical.

Foi o que fez a Tod’s, um dos maiores emblemas do luxo italiano comportado.

Menos minimalist­a que em temporadas passadas, a grife imprimiu as paisagens do sul do país na coleção, intitulada sonho italiano, cuja cartela de cores remetia à mistura de praia azul, areia fina, pôr-dosol alaranjado e brancura reluzente dos iates “al mare”.

Em competição acirrada com os vizinhos franceses, parte da moda italiana assumiu de vez em sua moda o “dolce far niente”, expressão usada para identifica­r o ócio, as delícias de ficar à toa. DOLCE & GABBANA bom TOD’S muito bom

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil