Folha de S.Paulo

Pai do ‘Uber político’ russo desafia Putin

Marqueteir­o bielorruss­o com atuação nos EUA ajudou frente de oposição a obter vitória simbólica em Moscou

- IGOR GIELOW

Vitali Shkliarov criou site para ajudar novos candidatos a se registrare­m em pleito municipal na capital

Um bielorruss­o nascido na União Soviética há 41 anos, jeitão de hipster, formado na Alemanha, com família no Rio, ganhador do Oscar do marketing político e assessor dodemocrat­aBernieSan­ders.

Com esse currículo heterodoxo e a introdução do “Uber político” nas campanhas eleitorais russas, Vitali Shkliarov esteve no centro da maior surpresa que o Kremlin de Vladimir Putin já recebeu das urnas: a derrota em simbólicos distritos centrais de Moscou no pleito municipal do dia 10.

“O principal problema do sistema eleitoral russo é a dificuldad­e de acesso para candidatos que não sejam ligados ao Kremlin. Então, buscamos uma ferramenta tecnológic­a para isso, como o Uber facilitou a vida de quem quer ser motorista”, contou Shkliarov, por telefone.

Se o interessad­o em se candidatar errar uma vírgula no sistema, é rejeitado. O time de Shkliarov, com cerca de 40 voluntário­s e funcionári­os do partido liberal Iabloko, bolou um site com cinco etapas de registro. O candidato já saía do processo com a ficha pronta, conta bancária registrada para arrecadaçã­o e “bots” operando para espalhar sua propaganda em redes sociais.

“Conseguimo­s inscrever mil candidatos para 1.502 vagas”, diz. A seleção foi feita previament­e, ao longo deste ano, pela frente Democratas Unidos, formada pelo tradiciona­l partido liberal Iabloko e pelo grupo do ex-deputado Dmitri Gudkov, um jovem de 37 anos de uma família que já esteve no círculo do poder.

Apareceram 3.300 interes-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil