Folha de S.Paulo

Para que o Parlamento catalão discuta o gesto.

-

—que teve participaç­ão de 42% do eleitorado e vitória do “sim” com 90% dos votos.

O governo central em Madri não reconheceu o pleito e não vai aceitar uma eventual declaração de independên­cia, prevista para os próximos dias. Ainda não há uma data PROTESTO Barcelona, capital catalã e um dos principais destinos turísticos espanhóis, foi paralisada por uma greve parcial na terça.

Apenas 25% do transporte público funcionou. A infraestru­tura nacional —linhas de trem e os aeroportos— operou quase em normalidad­e. Atrações como o recinto modernista de San Pau e La Pedrera, de Antoni Gaudí, foram fechadas. A cidade recebeu 32 milhões de turistas em 2016.

As autoridade­s locais disseram que 700 mil pessoas participar­am de protestos na cidade. Manifestan­tes enrolados em bandeiras catalãs entoaram o grito “as ruas sempre serão nossas”, frase que se tornou espécie de hino das manifestaç­ões.

“A Catalunha é um povo explorado, e ainda por cima nos odeiam”, afirmou à Folha Josep María Calbete, 82, durante um protesto “Uma Catalunha independen­te é viável, mas uma Espanha sem a Catalunha, não.”

“Sempre acreditei que a independên­cia catalã daria continuida­de à nossa história”, disse Ferrán Sabate, 64, no ato. “Fomos independen­tes por séculos, até sermos tomados por armas em 1714.”

Naquele ano, o rei espanhol Felipe 5º tomou Barcelona e suspendeu a autonomia da região —na data se comemora o Dia Nacional da Catalunha. 0,885 3.306,7 PIB, em R$ bilhões 824 Exportaçõe­s, em R$ bilhões 699,8 240 Participaç­ão atual da Catalunha no total da Espanha (em %)

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil