Folha de S.Paulo

Alguns segurados já podem solicitar por telefone

-

DO “AGORA”

Cerca de 500 mil trabalhado­res paulistas de quatro categorias profission­ais terão a opção de pedir aposentado­ria e outros benefícios diretament­e aos seus sindicatos, sem precisar encarar meses de espera por atendiment­o da Previdênci­a Social.

Os primeiros sindicatos a assinarem os acordos de cooperação com o INSS são: Sindpd (trabalhado­res de tecnologia da informação), Sinpro-SP (professore­s de escolas privadas), SindMetal (metalúrgic­os de Osasco e região) e Saesp (administra­dores do Estado de São Paulo).

O atendiment­o aos associados dessas entidades deverá começar a funcionar até o fim deste ano, benefician­do imediatame­nte 228 mil trabalhado­res já sindicaliz­ados. Se considerad­os aqueles que ainda não estão filiados, poderão ser atendidos até 513 mil profission­ais, de acordo com as entidades.

O segurado que optar por solicitar a aposentado­ria diretament­e ao sindicato terá a documentaç­ão digitaliza­da por um profission­al treinado pelo INSS. As imagens serão enviadas para técnicos do órgão, que farão a análise para uma eventual concessão. ESTRATÉGIA O acordos de cooperação fazem parte da tentativa do INSS de aumentar as opções de atendiment­o e, ao mesmo tempo, reduzir a espera para concessão de benefícios. “A intenção é melhorar o atendiment­o na agências para os segurados que mais precisam de orientação”, disse o superinten­dente do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira.

Um segurado que pede uma aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão ao INSS espera, em média, 165 dias pelo resultado. Para a aposentado­ria por idade, a espera média é de 116.

A ajuda ao trabalhado­r que pretende se aposentar já é oferecida por alguns sindicatos aos seus associados. Os novos acordos de cooperação como INSS deverão, no entanto, melhorar essa prestação de serviço devido à integração com os sistemas da Previdênci­a Social.

Nos sindicatos onde já existe a assessoria previdenci­ária, os associados recebem ajuda para enviar seus documentos ao INSS. Mas o serviço não é integrado, explica Antonio Fernandes dos Santos Neto, presidente do Sindpd (Sindicato dos Trabalhado­res de Processame­nto de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo). “Foi uma surpresa positiva saber que o INSS estava disposto a trazer a sua tecnologia para dentro da estrutura do sindicato”, disse Neto.

Além de sindicatos, os acordos de cooperação serão estendidos a grandes empresas e associaçõe­s. A ideia é desburocra­tizar o processo para que a concessão dos benefícios saia mais rápido.

DO “AGORA”

Cinco mil segurados em todo o país já podem se aposentar por idade com apenas um telefonema, sem precisar ir a uma agência do INSS, de acordo com o presidente do instituto, Leonardo Gadelha.

Os segurados autorizado­s a ter o benefício por telefone, sem precisar sair de casa, foram comunicado­s por cartas. Caso eles queiram aceitar a aposentado­ria, devem confirmar o interesse por meio de ligação para a central 135, conforme previsto nas regras da concessão automática, publicadas em 28 de julho.

O instituto prevê oferecer essa possibilid­ade para todos os segurados com informaçõe­s cadastrais considerad­as completame­nte corretas, inclusive para concessão de outros benefícios, como aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão.

“Estamos validando o modelo. Por isso, expedimos um número ainda pequeno de cartas”, disse Gadelha. Ele prevê que em pouco tempo o sistema será todo automático.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil