Folha de S.Paulo

Secretário de Estado nega que vá renunciar

Canal de TV disse que Tillerson chamou Trump de idiota e cogitava deixar o cargo

-

O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, convocou os jornalista­s, na quarta-feira (4), para um pronunciam­ento no qual negou que tenha considerad­o deixar o cargo e reafirmou seu compromiss­o com o presidente Donald Trump.

A declaração inesperada veio depois que a emissora NBC News, citando “vários altos funcionári­os do governo”, divulgou que Tillerson esteve prestes a renunciar nos últimos meses e que chamou o presidente de idiota diante de outros membros do governo.

Segundo a reportagem, o vice-presidente americano, Mike Pence, interveio para fazer com que Tillerson desistisse da renúncia.

“Eu nunca considerei deixar esse posto. Eu ficarei aqui até que o presidente ache que eu sou útil para atingir seus objetivos”, disse Tillerson.

“Meu comprometi­mento com o sucesso do nosso presidente e do nosso país é tão forte quando no dia em que aceitei a sua oferta para servir como secretário de Estado”, afirmou ele.

Mais cedo, o presidente Trump publicou em sua conta no Twitter que a NBC News “é ainda mais desonesta que a CNN”. “Eles são uma desgraça para a boa reportagem. Não surpreende que a sua audiência esteja despencand­o!”, escreveu.

Depois do pronunciam­ento de Tillerson, Trump disse que a NBC News devia um pedido de desculpas aos EUA.

Ainda segundo a reportagem da NBC News, as tensões entre Trump e Tillerson aumentaram no fim de julho, depois que o presidente fez discurso político, que foi duramente criticado, para a maior organizaçã­o de esco- teiros do país, da qual o secretário de Estado já esteve à frente.

Já alguns dias antes, em 20 de julho, Tillerson teria chamado Trump de idiota após um encontro no Pentágono do qual participar­am membros da equipe de segurança nacional e do gabinete do presidente.

Um funcionári­o do governo ouvido pelo canal de TV americano CNN confirmou a declaração do secretário de Estado e disse que Trump já sabia que Tillerson o havia chamado de idiota.

Nesta quarta, após fazer seu pronunciam­ento, o secretário de Estado não negou o ocorrido ao ser questionad­o sobre o xingamento ao presidente, respondend­o apenas que não se envolveria com “coisas mesquinhas”.

“Isso é o que não entendo sobre Washington. Novamente, eu não sou deste lugar. Mas de onde eu venho, não lidamos com esse tipo de mesquinhar­ia sem sentido”, disse Tillerson.

Antes de assumir o comando do Departamen­to de Estado, ele tinha carreira ne iniciativa privada e era presidente da gigante petroleira Exxon Mobil. (IF)

 ??  ??
 ?? Yuri Gripas/Reuters ?? Rex Tillerson durante um evento em Washington, nos EUA
Yuri Gripas/Reuters Rex Tillerson durante um evento em Washington, nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil