Folha de S.Paulo

Morre ex-presidente da “Gazeta Mercantil”

Empresário Luiz Fernando Levy, 78, havia deixado o comando da publicação em 2003

-

Morreu na madrugada de terça-feira (3) em Florianópo­lis o jornalista e empresário Luiz Fernando Levy, 78, expresiden­te do jornal “Gazeta Mercantil”, que encerrou em 2009 as suas operações.

Ele enfrentava desde maio uma insuficiên­cia renal crônica, que levou a complicaçõ­es. O velório foi realizado na terça na capital catarinens­e.

A “Gazeta Mercantil” foi fundada em 1920 como um boletim diário e adquirida anos depois por Herbert Levy, pai de Luiz Fernando. No início, funcionava como um folhetim distribuíd­o aos clientes da corretora de imóveis de Herbert.

Luiz Fernando assumiu o negócio na virada dos anos 1960 para os 1970 e foi responsáve­l por transforma­r a publicação em um dos mais importante­s e tradiciona­is jornais de economia do Brasil. Em julho de 2008, na sua última auditoria pela IVC, ele tinha uma circulação diária de 70 mil exemplares.

“Ele sempre dizia que, no início, o preço do feijão subia aqui e as pessoas nem sabiam o motivo. A ‘Gazeta’ fez essa ponte, colocava as regiões do Brasil em contato com informaçõe­s coesas. Esse era o grande sonho do meu pai, que o Brasil fosse grande, competitiv­o internacio­nalmente, que se tornasse uma potência”, diz Antônia Levy, 22, filha de Luiz Fernando.

O empresário começou a trabalhar cedo, como assessor do pai, que foi deputado federal pela UDN (União Democrátic­a Nacional) nos anos 1950. Entre 1967 e 1969 assumiu a chefia de gabinete de Herbert, secretário da Agricultur­a de São Paulo no governo Abreu Sodré (1967-1971).

Ainda em São Paulo dirigiu a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) até 1973, coordenand­o a abertura de capital da empresa na Bolsa.

Destacou-se também por sua atuação no setor agropecuár­io. Desenvolve­u a criação do novilho precoce no país, além de ter atuado na produção de café em Minas. ENCERRAMEN­TO A família Levy manteve o controle acionário da “Gazeta Mercantil” até 2003, quando Nelson Tanure, então dono da CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), assumiu o posto.

Naquela época, o jornal já vivia graves problemas financeiro­s, e as dívidas trabalhist­as somavam, em 2009, R$ 200 milhões em valores da época.

Em 2009, a CBM, licenciado­ra da marca “Gazeta Mercantil”, disse que deixaria de publicar o jornal, exercendo o direito de rescindir o contrato de licenciame­nto de marca e devolvendo-a a seus donos.

Quando o encerramen­to foi anunciado, Luiz Fernando disse que tentaria negociaçõe­s para voltar ao diário, mas elas não deram resultado.

O empresário, que foi casado duas vezes, deixa cinco filhos. A missa de sétimo dia será realizada na terça-feira (10) às 11h, na Paróquia São José do Jardim Europa, em São Paulo.

 ?? Claudio Rossi - 13.jun.1994/Agência O Globo ?? Luiz Fernando Levy, ex-presidente da ‘Gazeta Mercantil’
Claudio Rossi - 13.jun.1994/Agência O Globo Luiz Fernando Levy, ex-presidente da ‘Gazeta Mercantil’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil