Folha de S.Paulo

CRÍTICA ‘Chocante’ se ergue sobre humor de declínio

Com Bruno Mazzeo e Mauro Cesar Filho, longa de boy band estilo dos extintos Menudos estreia nesta quinta (5)

- CHICO FELITTI

FOLHA

Ver alguém caindo é engraçado. Ver alguém se levantando, nem tanto. É em cima do humor de declínio que se constrói “Chocante”, uma comédia que reúne Bruno Mazzeo, Marcus Majella eoutrosnom­esfortesdo­riso nacional no cinema a partir desta quinta (5).

O filme parte da vida atual de ex-integrante­s de uma boy band estilo Menudos, o Chocante do título.

Duas décadas após o fim da banda, com uma briga mal-explicada e television­ada em rede nacional, eles se reencontra­m por causa de um infortúnio e são levados a reatar, não sem antes lavar muito figurino de palco sujo em público.

O auge da carreira está para trás: Clay, o personagem deMajella,émestredec­erimônias de um supermerca­do, Téo (Mazzeo) filma casamentos de classe média, Tim (Lucio Mauro Filho) é oftalmolog­ista suburbano e Toni (Bruno Garcia) está no dilema dirigir táxi ou Uber.

O auge físico também é passado: as piadas construída­s ao redor do fato dos quarentões não conseguire­m mais dançar que nem paquitos não perdem a graça, mesmo repetidas algumas vezes.

Além dos tiozões, entra para a nova formação Rod (Pedro Neschling), um famoso não se sabe exatamente pelo que, mas que acumula centenas de milhares de seguidores no Instagram.

Todos os atores do casting (inclusive a fã histriônic­a Débora Lamm) são bons cômicos separadame­nte, e há momentos reservados para cada um brilhar por si só, mas a liga como grupo não se traduz na tela.

Mazzeo repete o tipo de marmanjo estabanado lutando pra ser levado a sério, como visto de “Cilada” (2011) para frente. Lucio Mauro Filho consegue encontrar novidade no papel do homem de família que finge estar contente, mas lá no fundo sonha com o estrelato como uma exBBB. Mas, Bruno Garcia é o único a de fato dar vida nova a um personagem: seu motorista bronco é um ogro engraçado como um Shrek de carne, osso e pança.

Os pontos altos são a visão cáustica da cultura pop nacional. Sonia Abrão noticiando a morte de um dos integrante­s e um imitador da voz de

 ?? Fotos Divulgação ?? Da direita para esquerda, os atores Marcus Majella, Bruno Mazzeo, Lúcio Mauro Filho, Pedro Neschling e Bruno Garcia em cena do filme ‘Chocante’
Fotos Divulgação Da direita para esquerda, os atores Marcus Majella, Bruno Mazzeo, Lúcio Mauro Filho, Pedro Neschling e Bruno Garcia em cena do filme ‘Chocante’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil