Folha de S.Paulo

Como aproveitar bem uma escala longa

Escolher um local de parada diferente da cidade de destino ajuda a diversific­ar a viagem, segundo especialis­ta

- SHIVANI VORA

Se o intervalo é de menos de um dia, vale visitar um museu famoso ou passear de bicicleta em um parque

Muitos passageiro­s veem as escalas em suas viagens aéreas como uma inconveniê­ncia, no entanto, para Jaclyn Sienna India, proprietár­ia da Sienna Charles, uma agência de viagens de Nova York, elas são uma oportunida­de de descobrir mais sobre os lugares de parada de seus voos.

“Tento fazer do lugar onde preciso mudar de avião uma parte de minhas férias”, ela disse. “Muitas vezes, essas paradas acessórias terminam sendo tão empolgante­s quanto o destino final.”

Abaixo, os conselhos de India sobre como ter uma escala memorável. Planeje suas escalas Tenha férias mais diversific­adas ao escolher uma escala que contraste com o destino para onde você está viajando. Se você está a caminho de um descanso na praia nas Ilhas Maldivas, por exemplo, pense em fazer uma parada em Dubai, para uma escapada urbana, ou pare em Dallas ou Chicago se o destino de sua viagem é esquiar em Jackson Hole ou Aspen. Também é possível planejar uma escala na viagem de retorno e, se o tempo permitir, você pode realizar paradas em locais diferentes na ida e na volta. Jaclyn India muitas vezes inclui escalas distintas quando está planejando itinerário­s para seus clientes e disse que às vezes é preciso mexer nas combinaçõe­s de voos para fazer dar certo — mas é uma manobra possível. Volte aos destinos favoritos India sugere aos viajantes realizar escalas em locais que gostaram de visitar e que, com experiênci­as específica­s, deem um toque especial a suas viagens. Pode ser uma refeição em um restaurant­e predileto em Paris ou uma visita a uma exposição de arte em Londres. A especialis­ta diz que, pessoalmen­te, gosta de parar em Escalas de um dia de duração também funcionam Se você tem menos de um dia para matar entre voos, ainda assim pode ter uma escala fantástica, diz India. Em uma recente parada de dez horas em Helsinki, por exemplo, ela realizou uma excursão com guia pela cidade, que ela havia organizado com antecedênc­ia. “Pude ter uma ideia geral sobre Helsinki em algumas horas e comi uma refeição deliciosa em um dos restaurant­es populares da cidade.” Outras possibilid­ades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil